Jardinagem ecológica: que é e quais são os seus principais critérios
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Como fazer jardinagem ecológica?

A jardinagem ecológica é uma tendência consolidada. Cada vez estamos mais sensibilizados para a necessidade de proteger o nosso planeta e, por isso, dispostos adotar boas práticas.

Quer saber quais são?

Em que consiste a jardinagem ecológica

É uma jardinagem que utiliza os meios próprios da natureza para criar um jardim sustentável, ou seja:

  • As árvores, os arbustos, as plantas e as flores nascem, crescem e vivem saudavelmente.
  • Não se usam elementos químicos nem daninhos para o meio ambiente. Logo, o uso de fungicidas, herbicidas, fertilizantes artificiais ou inseticidas desaparece.

Sabia que esses elementos químicos filtram-se na terra e acabam alojados nas águas subterrâneas? Nesta jardinagem só se utilizam recursos naturais para cuidar da nossa saúde e a do planeta.

Certamente, um jardim ecológico é um espaço de vida que melhora a existência e gera oxigénio, alimento e beleza natural. Especialmente quando se cria e gere com critérios sustentáveis.

A modo de resumo, estes são os quatro fundamentos que identificam os jardins sustentáveis:

  • Sustentam-se com meios e recursos naturais.
  • Prescindem de químicos.
  • Procuram o equilíbrio ecológico.
  • Acabam por ficar mais baratos e requerem menos dedicação de tempo e esforço.

Princípios e referências para uma jardinagem sustentável

Quais são os conceitos e os critérios com que deve familiarizar-se para ter um jardim sustentável? Tome nota e não hesite em adotar esta filosofia verde, ainda que seja só parcialmente:

  • Plante espécies autóctones. Adaptam-se melhor ao terreno, ao clima e aos animais locais.
  • Use adubos naturais. Elimine os químicos do seu equipamento de jardinagem e utilize alternativas não contaminantes, como composto, húmus de minhoca ou o estrume artesanal. Já agora, com três cascas de banana, um litro de água e uma colher de açúcar obtém um estupendo adubo. Ferva-os durante um quarto de hora; depois, só tem que filtrar o resultado e diluí-lo em água antes de o aplicar.
  • Crie outros adubos, fungicidas e inseticidas com os restos de relvado, podas e produtos da horta.
  • Aproveite o trabalho de animais como as centopeias e as joaninhas. Quando planta espécies que os atraem, a sua presença ajuda-nos a controlar as pragas.
  • Inclua plantas aromáticas e resistentes às pragas mais frequentes na zona.
  • Configure depósitos de armazenamento para regar e enchê-los com a água da chuva, sempre que seja possível.
  • Distribua as plantas com critérios estratégicos: as que precisam de mais água, no perímetro exterior.
  • Pratique a austeridade na rega. Acostume a plantação a viver com pouca água.
  • Fomente a fauna selvagem. Instale ninhos e bebedouros para pássaros porque trazem sempre vida.
  • Persevere e informe-se. As boas práticas começam sempre por si próprio, ainda que possa cometer erros se de início.

Como ter um jardim sustentável?

Se está interessado na jardinagem ecológica, só depende de si trabalhar com afinco. Antes do que supõe, se se decide, vai-se sentir orgulhoso do seu jardim sustentável.

Chegados a este ponto, vamos dar-lhe cinco conselhos adicionais aos critérios, princípios e técnicas que mencionamos anteriormente. São o ponto de partida para essas boas práticas de jardinagem com que irá triunfar.

Se não pode implementá-los todos, não é muito importante: qualquer deles, por si só, já supõe um grande passo para a sustentabilidade.

1. Poupe água

Escolher um sistema de rega eficiente é uma questão capital para a jardinagem sustentável. Além de utilizar a água de chuva, deve otimizar o seu aproveitamento. O melhor é copiar os padrões da natureza de criação e distribuição no seu jardim.

2. Evite o relvado

O consumo de água desta espécie é enorme: mais de 10 litros por dia e metro quadrado. Quer realmente um espaço verde sustentável? Substitua-o por outras alternativas naturais como a cascata-de-prata, as festucas, o trevo-anão ou o musgo.

3. Aprenda a fazer compostagem

Reciclar o nosso próprio lixo orgânico e convertê-lo em alimento, substrato e proteção para o seu jardim é uma grande ideia. Considera-se composto qualquer material orgânico que ajude às plantas a crescer quando o coloca no solo. Como é realizado por fungos, bactérias e vermes de forma aeróbica, não produz odores. A terra é muito mais fértil se o aplicar!

4. Crie jardins comestíveis e bebíveis

Seja dos que obtém alimentos — verduras, hortaliças, legumes e frutas — que come na sua casa. Além disso, também lhe proporcionam infusões e produtos com que pode fazer sumos. Indiretamente, estará a evitar os gastos de energia, transporte e produção derivados da sua compra nas lojas.

5. Escolha os seus equipamentos com critério

Aplique fundamentos de sustentabilidade ao comprar os seus equipamentos. Assim, é melhor comprar corta-relvas a bateria que corta-relvas a gasolina. Além disso, a qualidade da Husqvarna assegura produtos excelentes com uma maior durabilidade. Não hesite em escolher a maquinaria do nosso catálogo. É outro fator capital para cuidar do meio ambiente!

Sem dúvida, a jardinagem ecológica é mais que uma tendência: chegou para ficar. Ainda que não aspire a ter jardins cem por cento sustentáveis, os seus princípios são sempre bem-vindos.

Os corta-relvas da Husqvarna são resistentes e fiáveis e proporcionam o máximo desempenho e eficiência. Além disso, todos os modelos de corta-relvas destacam-se pela sua ergonomia, leveza e facilidade de uso e dispõem de um sistema de arranque fácil.

ver mais Corta-relva

¡Partilhe este artigo!

Natureza relva e relvado solos

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.