Aproveite o inverno para planificar o seu jardim - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Aproveite o inverno para planificar o seu jardim

Parece sempre que o inverno é a estação do ano em que se aproveita para descansar das tarefas de jardinagem, não é? O certo é que não precisa de ser assim. Este é um bom momento para trabalhar noutros aspetos, como o desenho do jardim. Pensar e reestruturar o espaço será uma ajuda excelente que lhe vai retirar muitas preocupações no futuro. Explicamos-lhe agora como o fazer.

Cada momento do ano abre uma porta a trabalhar de uma forma diferente o seu jardim. Os meses não são todos iguais. e, pelo mesmo motivo, tem sempre à mão novas oportunidades para fazer de cada estação algo novo para as suas plantas. Vamos explicar como aproveitar cada uma delas da forma correta.
Tarefas e a abordagem da jardinagem mais recomendável para cada temporada

Nestes meses, não tem muito que fazer no seu jardim. A manutenção torna-se quase nula. Portanto, esta é a estação ideal para procurar um planeamento diferente para o futuro. Explicamos:

 

‘Design’ do jardim no inverno: tarefas e princípios

O mais provável é que as tarefas de inverno de jardinagem não sejam excessivamente exigentes. É, pois, uma boa oportunidade para pensar no que pretende fazer e como vai personalizar o seu jardim. Que deve ter em conta nesse momento? Damos algumas indicações de utilidade.

  • Faça uma lista com todas as mudanças que pretende fazer
    Por exemplo, as plantas que pretende mover de sítio ou os novos espécimes que quer ter no seu jardim. Isto irá ajudá-lo a fazer um mapa mental de como ficará o seu jardim.
  • Procure tratamentos para os problemas do solo
    De certeza que alguma praga ou alguma doença apareceu nos seus terrenos. Este pode ser um bom momento para encontrar uma solução. Deve sempre consultar um profissional para aconselhamento.
  • Aproveite para arranjar o barracão das ferramentas
    O barracão ou o lugar em que guarda as ferramentas: normalmente, durante todo o ano, quase não se tem tempo para o arrumar. Mas no inverno, seguramente que pode dispor de tempo para deixar essa zona em perfeitas condições. Assim, trabalhar durante o resto do ano será mais simples.
  • Aproveite para mantê-lo limpo
    Um erro muito comum é despreocupar-se por completo do jardim durante meses. Se não o quiser encontrar desfeito e feio na primavera, dedique alguns dias a fazer uma limpeza geral. Retire as folhas e os ramos que estejam pelo solo.
  • Proteja as plantas dos momentos mais frios
    No inverno mais acentuado, as geadas podem ser mortíferas. Procure alimentar corretamente o substrato e impedir que este se perca. Pode procurar produtos específicos que ajudarão a que as plantas não morram devido às tempestades e às geadas do inverno.

Esta é, sem dúvida, a fase mais explosiva e bonita de qualquer jardim. E também um dos momentos mais duros, e dos que mais se desfrutam. Que recomendamos? No geral, o principal passa por realizar os cuidados mais urgentes. Isto costuma implicar que uma vez ao dia, mais ou menos, vigiar bem as plantas com flor e fruto para seguirem o seu avanço. Que se assegure de que não há parasitas e de que têm a água que necessitam. Também podem ser necessárias pequenas podas, ainda que o ideal é tê-las realizado previamente.

Igualmente, pode aproveitar este bom momento de crescimento para incorporar novas plantas que pretenda ver no seu jardim. Vão adaptar-se à terra rapidamente.

Depois da primavera, não há nada como passar as longas tardes no jardim. E também boa parte da noite! O maior risco que pode haver é o de desidratação. Portanto, o recomendável é que, em função da luz e do calor, aumente a frequência de rega. No geral, uma mangueirada diária deve ser necessária. Caso tenha um pequeno horto, talvez necessite mesmo de um sistema de rega continuada.

Este costuma ser o momento perfeito para iniciar a poda dos ramos e das plantas. Esta depuração irá ajudar a ter um jardim mais seguro e plantas mais saudáveis e vigorosas que possam crescer durante todo o ano. No geral, a manutenção é a parte que dá mais trabalho durante esta fase. Deve preparar também os adubos orgânicos que possam alimentar as suas plantas para a seguinte estação.

Definitivamente, realizar o desenho do jardim no inverno é muito oportuno. É o momento ideal para pensar e deixar tudo pronto para os momentos mais intensos do ano. Tome estes meses como uma preparação para o que está por vir! Se necessita de aconselhamento, não hesite em consultar-nos.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem relva e relvado técnicas de cultivo

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.