Sebes de crescimento rápido para plantar antes do verão - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Sebes de crescimento rápido para plantar antes do verão

Os arbustos são uma das espécies mais utilizadas em jardinagem. Entre as suas vantagens, destacam-se a resistência, a beleza e a versatilidade dos seus usos, tanto ornamentais como para criar sebes que preservem a privacidade dos nossos jardins, isolando-os do vento ou do ruído. Se precisar de criar uma sebe no seu jardim com efeito imediato, terá de recorrer à compra de plantas para sebes já crescidas, mas se tiver algum tempo, apresentamos-lhe alguns arbustos ou plantas para sebes de crescimento rápido que em breve estarão a marcar o seu jardim e que poderá plantar antes do verão.

Recomendações para escolher a sua planta ideal para sebe

Todas as espécies que veremos a seguir têm um crescimento rápido para formar uma sebe, mas é importante saber que tipo de sebe pretende criar.

  • Sebes altas: escolha plantas ou arbustos de folhagem persistente que cresçam entre um metro e 1,5 metros por ano se quiser criar uma parede que delimite o seu jardim do exterior ou formar uma barreira acústica.
  • Sebes baixas: se o que procura é uma sebe baixa, que delimite uma zona do jardim, mas que não cresça em demasia e reduza áreas de sombra, escolha bem; talvez lhe convenha um arbusto ou planta para sebe de crescimento lento que exija menos podas.
  • Sebes ornamentais: se pretende um arbusto que cubra uma parede ou construções situadas no meio do jardim, como depósitos de ferramentas, é recomendável escolher arbustos ou sebes de folhagem persistente com flores vistosas e que não cresçam apenas em altura, mas também em largura e frondosidade.

Os arbustos de crescimento rápido são ideais para criar sebes de todos os tipos, e o final do inverno é a época perfeita para os plantar, pois enraizarão e crescerão durante toda a primavera e o verão, garantindo a sua sobrevivência. Depois, só terá de estar atento à época de poda para preparar o seu corta-sebes e apará-los na medida certa.
As melhores plantas para sebes de crescimento rápido

Este arbusto de folhagem perene, em locais não demasiado frios, é ideal para criar sebes ou ocultar paredes, ou construções no jardim. Pode atingir até 3 metros de altura, cresce também em largura e não necessita de grandes cuidados, exceto se pretenda controlar a sua forma. A Abelia grandiflora tem umas flores lindíssimas, brancas ou rosadas, em forma de sino, que aparecem na primavera e se mantêm até ao outono. Precisa de um espaço protegido do vento, com sol direto, e é mais delicada quando é jovem, pelo que se recomenda plantá-la primeiro num vaso (com sementes ou estaca) antes de a transplantar para o jardim no final do inverno, com temperaturas amenas.

O Nerium oleander (ou oleandro) é um arbusto versátil, ideal para criar sebes coloridas no seu jardim, que requerem pouca manutenção. Cresce rapidamente, é frondoso, podendo atingir até 6 metros de altura e crescer até 70 centímetros por ano. As suas folhas persistentes oferecerão uma parede verde-acinzentada durante todo o ano, e no verão explodirão em grandes e impressionantes flores, geralmente corde-rosa, embora também existam oleandros brancos, vermelhos e amarelos. O oleandro prefere rega com água morna e aceita quase qualquer localização; o único inconveniente é que tanto as suas folhas como as suas flores e frutos são tóxicos. 

Este arbusto perene é ideal para sebes porque aguenta quase tudo, exceto geadas e sol direto. Pode plantar o Ligustrum vulgare (Alfeneiro) com sementes ou estacas numa zona de meia-sombra e, em troca de alguns cuidados mínimos, terá um arbusto de folhagem persistente, semelhante à da oliveira, que florescerá entre o final da primavera e o início do verão, libertando um aroma muito agradável. Os seus frutos roxos, quase negros, são muito bonitos, mas tenha em atenção que são tóxicos, tal como o resto da planta, como já lhe referimos no nosso Blogue. O Alfeneiro pode atingir até 3 metros de altura e admite entre 3 a 4 podas de formação por ano.

Esta conífera cresce cerca de 50 centímetros por ano e é uma das mais escolhidas para formar sebes ou barreiras altas, já que pode atingir até 25 metros. No entanto, cada vez ganha mais espaço como árvore independente em jardins, em grande parte devido ao seu porte e também à sua alta capacidade de poda e adaptação à topiaria. Como a maioria dos arbustos que mencionámos, o Cupressus leylandii (Cipreste-de-Leyland) não suporta encharcamentos, por isso, em solos muito compactados ou argilosos, recomenda -se misturar o substrato com areia. De folhagem persistente, cor verde intensa e venda em torrão, resiste igualmente a geadas e secas.

Cresce rapidamente, tolera quase qualquer tipo de solo, requer rega moderada e marca o fim do inverno ao explodir em flores amarelas… O que mais se pode pedir à Forsythia para reinar no nosso jardim? As suas flores abundantes são precoces e brotam antes das folhas; por isso, é um arbusto de folha caduca. A Forsitia prefere uma localização com sol pleno para crescer até aos 3 metros de altura e expandir-se quase na mesma medida em largura. Uma poda anual deverá ser suficiente para controlar o seu crescimento e garantir a floração do ano seguinte.

Este arbusto de folhas brilhantes, ovais e pontiagudas, de cor verde, é ideal para formar sebes densas que delimitam quintas ou espaços dentro do jardim. De crescimento rápido, o Euonymus japonicus (Evónimo) pode atingir até 4 metros de altura em solos ricos e bem drenados, preferencialmente com sol pleno. Os amantes deste arbusto apreciam a sua folhagem bonita, capaz de criar uma parede consistente mesmo em zonas costeiras, desde que se mantenha uma distância de cerca de 45 centímetros entre cada planta.

Precauções para favorecer cuidar o crescimento das sebes

Antes de plantar os seus arbustos ou plantas para sebes, considere as condições exigidas pelas espécies que irá escolher. De seguida, partilhamos algumas recomendações gerais para este tipo de plantas:

  • Clima: Escolha um dia fresco, seco e sem vento, especialmente se for plantar numa zona desprotegida e procurar uma disposição vertical, de cerca. Assim conseguirá um enraizamento ótimo.
  • Solo: Vai necessitar de um substrato húmido e solto, pouco compactado – em nenhum caso encharcado ou congelado.
  • Nutrientes: Os arbustos costumam ser resistentes, mas precisam de enraizar sem competição e com nutrientes suficientes, por isso dedique-se seriamente a eliminar as ervas daninhas e outras raízes da zona de plantação. Depois, adube bem com composto ou adubo ecológico.
  • Proteção: Durante as primeiras semanas, é recomendável proteger a plantação com cobertura morta (mulching) que preserve as raízes do frio, mantenha a humidade e a drenagem do terreno.
  • Podas: Recorde as nossas dicas ao podar as sebes , nunca faça um corte radical durante a época de nidificação das aves e utilize corta-sebes a bateria para uma jardinagem mais sustentável, silenciosa, cómoda e fácil.

A Husqvarna é líder em máquinas de jardinagem e na adaptação da tecnologia elétrica a bateria a este tipo de maquinaria após uma longa trajetória de inovação e melhoria constante com um duplo objetivo: conceber as ferramentas mais eficazes e que facilitem o trabalho na floresta e no jardim e reduzir ao máximo o seu impacto no meio ambiente. Conheça todas as suas vantagens e junte-se à nossa revolução a bateria!

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.