No mundo da jardinagem, o termo “mulching” adquire cada vez maior relevância. No entanto, pouca gente sabe o que é. Esta prática de jardinagem, cuja tradução significa “cobertura vegetal”, permite manter o jardim saudável e oferece diversos benefícios.
A gama de corta-relvas a bateria da Husqvarna possuem uma plataforma de corte “mulching” ou admitem um “kit” de sistema de corte BioClip® para obter um relvado mais saudável e verde.
Continue a ler para se informar acerca de tudo o que necessita saber sobre o “mulching”: o que é, quando o deve fazer, para que serve e por que é altamente recomendável para desfrutar de um jardim em ótimas condições.
O “mulching” é uma técnica do mundo da jardinagem e paisagismo que consiste em cobrir a superfície do relvado ou terreno com materiais orgânicos e inorgânicos, entre os que se incluem folhas trituradas ou relva recém-cortada, para proteger o jardim.
Este material faz de camada protetora e atua como uma barreira física entre o solo e o meio natural que o rodeia. Porque o “mulching” é uma opção sustentável e biodegradável para cuidar e manter o relvado nas melhores condições.
O “mulching” cumpre uma série de funções essenciais para o cuidado e manutenção do relvado, como reter a humidade do solo, regular a temperatura, controlar e reduzir o crescimento de ervas daninhas, prevenir a propagação de doenças e pragas ou melhorar a estrutura do solo, entre outras.
O “mulching” só deve ser feito quando os microorganismos presentes que coabitam e colonizam o solo se encontram ativos. Para tal, a temperatura da camada superficial do relvado deve superar os 6ºC. Se esta técnica de manto vegetal se realiza durante os meses quentes, a decomposição do relvado cortado sobre o terreno será escassa ou nula. Consequentemente, há um maior risco de formação de palha, o que não protegerá o seu relvado.
Os restos de relva aparado contêm entre 80 e 85% de água, o que faz com que se decomponham rapidamente, reduzindo o risco de converter-se em palha. A decomposição das aparas de relva produz-se mais rapidamente se só se cortar um terço do comprimento em cada ocasião. Nunca se deve cortar mais da metade do comprimento da folha, já que isto aumentaria o risco de desidratação devido à perda de líquido na planta.
O “mulching” não elimina a recolha de folhas caídas que não foram trituradas pelo corta-relva. Recomendamos recolher as folhas caídas após realizar o último corte de relvado da temporada, quando a temperatura do solo é inferior a 6ºC e a relva já não está a crescer. Pelo contrário, o risco de proliferação de fungos e doenças aumenta durante os meses frios.
Ao limitar o crescimento das ervas daninhas e reduzir a necessidade de regar o terreno de forma frequente, diminuem-se os tempos de cuidado e manutenção do jardim. Além disso, esta técnica também se repercute no bolso, já que não tem que investir tanto em fertilizantes, pesticidas e água para obter um relvado verde e são.
Reduz-se assim a necessidade de fertilização.
Não é necessário retirar os restos de relvado e os materiais naturais do terreno, o que diminui a sobrecarga das lixeiras.
O “mulching” é uma técnica sustentável que respeita o meio ambiente que usa materiais presentes na natureza para cuidar e proteger a biodiversidade e melhorar a qualidade do relvado.
Agora que já sabe o que é o “mulching” e os benefícios que tem para o seu jardim, porque não realizá-lo com um dos nossos corta-relvas a bateria para obter um maior cuidado do meio ambiente? A Husqvarna possui “kits” BioClip ®, um acessório para diferentes modelos de corta-relva que não dispõem de plataforma de “mulching”. O “kit” BioClip® permite cortar o relvado em pedaços muito pequenos, capazes de decompor-se e fertilizar o seu jardim.
Adapte o seu corta-relva às práticas de cuidado e manutenção do relvado mais sustentáveis pela Husqvarna. Faça parte da revolução a bateria!
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!