Óleos de 2 tempos Husqvarna e tabela de misturas
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Óleos de 2 tempos Husqvarna e tabela de misturas

O óleo é fundamental no funcionamento dos motores de dois tempos da maquinaria florestal e de jardim. Se é um profissional de jardinagem ou florestal e tem uma roçadora, uma motosserra ou um corta-sebes Husqvarna, é provável que tenha um motor de dois tempos e já conheça os riscos de não realizar uma mistura adequada de óleo e combustível. Se ainda tem dúvidas ou necessita de uma tabela de misturas para óleos de dois tempos, está no lugar certo.

Os motores de dois tempos, características e necessidades

Os motores de dois tempos são um dos dois tipos de motores de combustão interna que transformam o combustível em energia através de um movimento alternativo do êmbolo e do pistão. O ciclo é composto por quatro passos: admissão, compressão, combustão e escape, e nos motores de dois tempos isto completa-se em dois movimentos do pistão. Os motores de quatro tempos são assim denominados porque esse ciclo necessita de quatro movimentos do pistão.

Isto faz com que os motores de dois tempos tenham uma potência entre 30% a 50% superior aos de quatro tempos e que consumam mais. Também são mais leves e fáceis de manter porque têm menos peças. Mas outra particularidade dos motores de dois tempos é que não têm um depósito independente de óleo no cárter. Por isso, é necessário misturar o óleo com a gasolina no depósito e fazê-lo na proporção precisa para evitar gripar o motor e assegurar a vida útil da máquina.

Que tipo de óleo necessitam as máquinas Husqvarna

As ferramentas Husqvarna com motores de dois tempos necessitam de uma mistura de gasolina e óleo de dois tempos da mesma marca. Porquê? Existem óleos e gasolinas de diferentes marcas e com diversas formulações que podem comprometer a vida útil e o funcionamento da sua máquina Husqvarna. Se a mistura não estiver bem calculada, usar menos óleo do que o devido ou um óleo inadequado, corre o risco de gripar o motor e terá de o substituir. Se, pelo contrário, adicionar demasiado óleo, pode acontecer que os resíduos da sua combustão sujem o motor e impeçam o seu arranque.

Existem três tipos de óleo de dois tempos da Husqvarna, dependendo do tipo de máquina ou das condições atmosféricas em que tenha de trabalhar:
Óleos Husqvarna para motores de dois tempos

É uma combinação de óleos minerais e sintéticos que emite pouco fumo, reduz o aquecimento do motor e proporciona excelente qualidade de lubrificação. Indicado para motosserras e roçadoras com cilindradas inferiores a 55 cc.

Óleo de grande qualidade desenvolvido especialmente para facilitar o arranque da máquina em ambientes com baixas temperaturas. Indicado para maquinaria de jardim com motor de dois tempos.

Óleo sintético indicado para todas as máquinas Husqvarna de dois tempos. Desenvolvido para uso profissional intensivo com cargas elevadas e altas rotações, tem uma fórmula melhorada com aditivos de alto rendimento. É um óleo de baixa emissão de fumos, aprovado pela VEF, que oferece uma excelente lubrificação, suja menos o motor e gera menor aderência ao pistão e à cambota.

Como fazer a mistura de combustível e óleo de 2 tempos

Quando fizer a mistura de gasolina e óleo para a sua máquina de 2 tempos, deve ter em conta uma série de recomendações básicas, tanto para respeitar as proporções da mistura como de segurança.

 

  • Coloque a máquina longe de fontes de calor, fogo, faíscas ou cigarros acesos.
  • Desligue o motor e deixe-o arrefecer alguns minutos antes de abrir o depósito.
  • Nunca reabasteça com o motor em funcionamento!
  • Abra lentamente a tampa do depósito de combustível para evitar riscos por excesso de pressão.
  • Faça a mistura num recipiente limpo e homologado para combustível.
  • Misture e verta o combustível ao ar livre e sem fontes de calor ou chamas à volta.
  • Quando for misturar, primeiro verta metade da gasolina que vai usar.
  • Adicione todo o óleo que necessita e agite a mistura. Finalmente, acrescente o resto da gasolina.
  • Agite bem a mistura e encha o depósito.
  • Não misture mais combustível do que vai necessitar num mês, pois pode deteriorar-se e estragar a sua máquina.

Tabela de misturas de óleos de 2 tempos da Husqvarna

Apesar de os óleos de dois tempos Husqvarna e a sua tabela de misturas ser uma das dúvidas frequentes dos profissionais, a verdade é que a proporção é muito fácil de calcular e aplicar. De facto, todas as máquinas Husqvarna de dois tempos utilizam a mesma proporção de óleo, que é de 2% ou 50:1. E o que significa isto? Se for fazer uma mistura com um litro de gasolina, terá de adicionar 20 ml ou 20 cc de óleo de dois tempos

Detalhamos de seguida uma tabela de misturas para óleos de dois tempos:

Tabela de misturas de óleos de 2 tempos da Husqvarna
Gasolina
Óleo de dois tempos
1 litro
20 ml
5 litros
100 ml
10 litros
200 ml

Lembre-se que não deve preparar mais quantidade de mistura do que aquela que vai usar num mês.

Mas se ainda assim tiver dúvidas sobre como fazer a mistura ou preferir poupar tempo e trabalhar em segurança, existe uma solução muito mais fácil: adquirir a Gasolina Husqvarna XP® Power 2 tempos, uma gasolina já misturada a 2% com óleo de dois tempos que evitará ter de fazer a mistura. Este é um combustível de alquilato que proporciona uma combustão limpa e eficiente e que se conserva em perfeito estado durante cinco anos.

Erros frequentes nas misturas de óleos de 2 tempos

Tal como referido anteriormente, fazer a mistura de óleos de dois tempos nas ferramentas Husqvarna é muito simples. Mas é fácil confiar e esperar que o resultado seja o mesmo se se ignorar alguma recomendação. Estes são os erros mais frequentes.

 

  • Não fazer bem a mistura.
  • Usar óleos que não sejam da marca Husqvarna ou imitações
  • Deixar a mistura do combustível dentro da máquina ou do bidão de armazenamento por mais de um mês.

Riscos de uma mistura de óleos de dois tempos deficiente

Usar combustíveis inadequados, mal misturados, deteriorados após um longo armazenamento ou de outras marcas pode causar danos fatais na sua maquinaria. Estes são os principais:

  • Desgaste excessivo das peças e encurtamento da sua vida útil.
  • Gripagem do pistão.
  • Gripagem do motor.
  • Acumulação de resíduos na vela de ignição ou no escape que bloqueiam o arranque.

¡Partilhe este artigo!

corta-relvas corta-sebes Máquinas motosserras podadoras com vara roçadoras sopradores de folhas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.