Lista de tarefas para manutenção de jardins no verão e outono
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Lista de tarefas para manutenção de jardins no verão e outono

A manutenção de jardins no verão difere da manutenção no outono. A estival é uma temporada cheia de sol e calor, enquanto a outonal requer adequação à proximidade do inverno. Em ambos os casos, manter o jardim em perfeito estado pode ser um desafio.

Manutenção de jardins no verão

Cuidar o jardim no verão é necessário para salvaguardar a sua saúde e estética. É especialmente importante regar, fertilizar, podar e aparar com regularidade. Quer saber mais a este respeito?

 

Rega e fertilização

Com as altas temperaturas e a exposição constante ao sol, as plantas reclamam uma quantidade adequada de água para sobreviver. Por isso, regue o seu jardim periodicamente e forma controlada: é tão pertinente evitar o excesso como a falta de água. Faça-o pela manhã, cedo, ou ao final do dia, quando o sol não está tão forte e a evaporação é menor.

Ao fertilizar as suas plantas, proporciona-lhes nutrientes. Dado que nos meses estivais crescem mais, reclamam mais nutrientes para se manterem sãs e florescer. Use fertilizantes orgânicos ou de libertação lenta, para favorecer uma alimentação gradual.

Podar e aparar

Também são tarefas essenciais para manter a forma, a beleza e a vitalidade dos jardins no verão. Podar implica eliminar ramos ou caules mortos, danificados ou doentes das plantas, visando propiciar um crescimento mais saudável e vigoroso. Igualmente, permite dar forma e estrutura aos arbustos e árvores, melhorando assim a estética. Por outro lado, aparar alude a cortar as pontas das plantas com regularidade para controlar o seu tamanho e estimular uma maior ramificação.

Torna-se vital para manter um aspeto ordenado e evitar que as plantas se tornem demasiado altas ou desequilibradas. Em qualquer caso, deve realizar a poda e o aparar com os equipamentos adequados e as técnicas apropriadas. Na nossa secção de podadoras encontra as melhores opções do mercado. Também contamos com acessórios para aparar, roçadoras e aparadores de relva de última geração.


Capinar, ‘mulching’ e cuidado do relvado

Quando pretende manter radiante o seu jardim, capinar, acolchoar e o cuidado do relvado são tarefas indispensáveis. O capinar periódico permite eliminar as ervas daninhas que competem com as plantas desejáveis pelos nutrientes e a luz solar. Faça-o à mão ou com as ferramentas corretas para não afetar as raízes das plantas. O ‘mulching ao redor das plantas ajuda a reter a humidade no solo, reduz a proliferação de ervas daninhas e protege as raízes das mudanças bruscas de temperatura. Para escolher os materiais com que acolchoar, considere o clima e as necessidades específicas de cada planta.

Por último, deve cuidar do relvado no verão mais que de costume. Regue-o mais e durante os momentos do dia com menor evaporação da água. Também é bom mantê-lo curto, mas não demasiado, para promover um crescimento saudável e impedir que se queime sob o sol intenso. Com os corta-relvas e os robôs que pode comprar na nossa loja ‘online’, como o Automower Aspire R4, será muito mais simples.

Proteção contra o calor extremo

É outro aspeto determinante da manutenção de jardins no verão, dado que o calor tórrido prejudica muitas plantas. Para as proteger, convém colocar em prática estas medidas:

  • Proporcione sombra às plantas mais sensíveis. Recorra a toldos e guarda-sóis ou construa estruturas temporárias com telas de sombra.
  • Regue adequadamente nos dias quentes.
  • Aplique ‘mulching’ no solo ao redor das plantas.
  • Vigie possíveis indicadores ou sinais de ‘stress’ nas plantas — como folhas murchas ou amareladas — e atue de imediato para o reverter.

Manutenção de jardins no outono

A estação outonal é perfeita para preparar o jardim para o inverno. Agora que sabe como cuidar o jardim no verão, mostramos-lhe quais são os segredos para estas datas tão díspares.

A limpeza e eliminação de folhas secas e restos de plantas murchas, a redução da rega, a fertilização, a poda, o ‘mulching’ dos jardins e o aparar são as questões capitais. No entanto, não deve esquecer que é a época perfeita para plantar de forma estratégica as novas plantas.

 

Redução da rega e fertilização

Ao descer a temperatura e diminuir o tempo de luz solar, as plantas reduzem a sua atividade. Por isso e de forma paulatina, deve ir regando menos para prevenir o excesso de humidade no solo, o qual é prejudicial para as raízes e caldo de cultivo de doenças fúngicas. Faça-o só quando for preciso e preferivelmente de manhã, para que as plantas estejam secas antes da noite.

Ao fertilizar, se usa adubos de libertação lenta, fornece-lhes nutrientes durante todo o inverno. Com eles, coadjuvará a fortalecer as raízes e as plantas resistirão melhor às baixas temperaturas.

Finalmente, assegure-se de que o solo está bem drenado para evitar o encharcamento e favorecer o desenvolvimento saudável das diversas espécies de plantas.

Poda e ‘mulching’ no inverno

A manutenção de jardins no outono dá grande protagonismo à poda e ao ‘mulching’. Para preparar o seu jardim para o inverno, corte os ramos secos ou danificados das árvores e arbustos. Assim, a planta concentrará a sua energia nos ramos sãos e promoverá um crescimento saudável na temporada seguinte. Além disso, os ramos não se irão partir com o peso do gelo ou devido ao vento forte.

A respeito ao ‘mulching’, cubra o solo situado ao redor das plantas com matéria orgânica — folhas secas, palha ou cortiça. Esta camada protetora retém a humidade e mantém a temperatura mais constante no pavimento, o que preserva o bem-estar das raízes perante o frio extremo.

 

Plantação

Sem uma adequada plantação estratégica, o crescimento saudável e resistente das plantas no inverno não está assegurado. Consequentemente, no outono deve selecionar com cuidado essas espécies e variedades, em função das condições climatéricas e o tipo de solo.

Ao incluir espécies perenes, como arbustos e árvores desse tipo, tem a certeza de que o seu jardim ficará atraente mesmo nos meses mais frios. Além disso, é uma boa época para fazer transplantes: as temperaturas mais frescas e as chuvas favorecem a adaptação vegetal.

Sobre a localização das plantas, coloque as que necessitam de mais sol em áreas onde recebam a quantidade suficiente de luz.

 

Replantio do relvado

Conforme avança o verão, o relvado costuma deteriorar-se pelo calor, a seca e o desgaste. Os meses outonais são ideais para replantar e recuperar o seu aspeto fresco e vibrante. Espalhe novas sementes de relvado nas áreas danificadas ou desgastadas, para crescerem e preencherem os espaços vazios.

Faça-o seguindo este processo:

  • Prepare adequadamente o terreno.
  • Elimine as ervas daninhas.
  • Nivele a superfície.
  • Use sempre sementes de qualidade, conforme o tipo de relvado existente. A rega moderado e constante, e um cuidado assíduo, darão o resultado pretendido.

Esperamos que agora tenha muito mais claro o que fazer. A manutenção de jardins no verão e outono é diferente, mas em ambos os casos, decisivo. Com estes conhecimentos e os equipamentos e acessórios da Husqvarna, está em condições de conservar saudável e impecável o seu espaço verde favorito durante todo o ano.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.