Todos os anos mudam os gostos, as tendências e o tipo de jardins que se impõem. Isto não significa que deve seguir a por completo estes estilos e conceitos. Mas, se se encarrega de cuidar e desenhar o seu jardim, convêm estar a par destas novidades. Assim, pois, conhecer as tendências de jardinagem para 2023 pode inspirá-lo sobre o que pretende fazer ou sobre o que está convencido a evitar para as implementar ou não nos seus espaços verdes.
A simplicidade, a concisão e a funcionalidade são atributos essenciais destes jardins da moda. E claro, também são mágicos e surpreendentemente acolhedores.
Com este foco, deve incluir grandes relvados verdes combinados com plantas selvagens e sebes. As pérgulas de madeira e os arcos misturam-se com heras ou clematite. Além disso, os caminhos empedrados e os maciços de flores colocados em contentores completam a sua essência.
Mais clássico e distinto é o paisagismo britânico. A sua principal característica é que parece descuidado, ainda que na realidade tudo está medido até ao extremo.
A geometria nos maciços de flores, a simetria de espelho e os caminhos equilibrados são os seus rasgos mais marcados. A exuberância floral com cores vivas e o ar romântico, com um toque de fantasia, completam o seu carácter.
As plantas de folhagem fornecem sempre originalidade e carisma a qualquer espaço verde. Permitem-lhe dar profundidade e desenhar níveis visuais.
O feto pintado japonês, por exemplo, proporciona uma exuberância quase mágica e extremamente sensitiva. Assim, este enfoque procura dotar cada experiência ao ar livre de sensações mais físicas. De facto, não é casual que se proponha substituir o relvado pelo prado. Pisar o musgo suave ou sentir o ranger natural sob as solas são fatores claros de vivacidade adicional.
Também deve considerar como incide a luz solar em cada zona antes de decidir o que plantar. A mistura de texturas permite criar sombras e contrastes espetaculares.
Os jardineiros que procuram desenvolver um estilo mediterrânico optam pelas ervas aromáticas.
A lavanda não só fornece cor, também um odor característico que pode completar com outras alternativas. Assim, o alecrim, o orégão e o manjericão não devem faltar nestes jardins durante 2023.
Nesta linha, as oliveiras como ponto focal e a buganvília a trepar espetacularmente pelas estruturas artificiais estão a ser muito usadas.
A jardinagem vertical converte-se numa fórmula vibrante, original e carismática para os novos jardins da moda. Por uma parte, permitem maximizar os espaços reduzidos. Por outra, constituem uma solução mais personalizada e criativa.
As grades, as pérgulas, as cestas suspensas, as paredes vivas e os muros para plantas formadoras chamam à sua porta.
Terminamos este percurso pela jardinagem trendy centrando-nos na plantação destas flores. A ideia é ter tantas que possa criar centros de mesa com elas ou oferecê-las às suas visitas.
As rosas de caule longo, um clássico incombustível, têm um lugar privilegiado no seu jardim. Mas não são a única alternativa. Os gladíolos, os cravos, os delfínios e as aves do paraíso apresentam-se como referências no exterior.
Como vê, para há gostos para quase tudo em jardins. Em todo caso, quem decide o que fazer das zonas verdes do seu jardim é você! Portanto, siga as modas de jardinagem que realmente o inspirem.
Estas novidades são referências cool que veem para ficar, mas não necessariamente na sua vivenda. O principal é que se sinta identificado com as características do seu jardim. Pelo que incorpore unicamente as referências e os enfoques de que gosta, sem excessos e aplicando sempre o seu critério.
A motivação é um fator crucial para ter estas zonas verdes perfeitamente cuidadas e bonitas. Como sabe, manter, tratar e embelezar estes espaços requer um trabalho continuado, minucioso e consciencializado. Só se se identifica a cem por cento com elas, realizará todos os trabalhos pontualmente.
Recorde, por último, que precisa contar com os equipamentos idóneos para ter um jardim impecável. E nada melhor que a Husqvarna para encontrar as ferramentas e a maquinaria ideal. Dê uma vista de olhos às nossas secções de corta-relvas, corta-sebes, robôs Automower®, sopradores e outros elementos para aceder às tecnologias mais avançadas. Simplifique o seu trabalho e assegure-se de conseguir deixar estas áreas exteriores exatamente como pretende.
Decida seguir ou não as tendências de jardinagem 2023, contar com os avançados recursos técnicos da Huqsvarna é garantia de qualidade, satisfação e beleza.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!