Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado, bem ventilado, bem iluminado e bem equipado. Uma bancada de trabalho robusta, um torno ou prensa, um íman, um compressor de ar ou bomba de bicicleta e vassoura podem ser extremamente úteis durante as reparações.
Pode fazer com que, por exemplo, o motor de uma motosserra se destaque da madeira serrada, permitindo que este seja removido do suporte do equipamento, mas um corta-relva ou um motor de um trator de jardim que ainda esteja montado é geralmente acessível. Ora o acesso é melhorado quando se posicionan o motor num pedaço grande de papelão ou lona. Dessa forma, qualquer peça que caia terá mais hipóteses de ser encontrada rapidamente, e essa área de trabalho pode ser mantida mais facilmente limpa do que um piso de garagem ou de um caminho.
Tirar fotos antes de cada etapa da desmontagem fornecerá um registo ‘vivido’ do que está onde. Talvez não precise de consultar as imagens, mas, se o fizer, elas serão de enorme valor.
Sacos com fechos de correr são ótimos “guardadores” de peças, especialmente quando são rotulados com os nomes das peças e / ou sistemas removidos.
Também é útil uma prancha velha com alguns pregos martelados apenas o suficiente para servirem de ganchos para anilhas, porcas, vedações, juntas, etc. Se eles forem colocados nos pregos pela ordem de remoção do motor, o reverso do processo será bem mais óbvio e fácil.
Por fim, nunca subestime o valor de manter limpa a área de reparação de pequenos motores. Cuidado para não descartar inadvertidamente peças (ou pistas na forma de pedaços quebrados), soprar / varrer periodicamente os detritos, livrar-se de despedícios gordurosos e limpar detritos endurecidos de relva e terra. Assim o trabalho será bem-sucedido e terá maior produtividade devido à organização.
O nosso primeiro projeto de reparação de “aquecimento” envolve o hábito sábio/inteligente de manter o motor limpo e fresco.
Relva e outros detritos dificilmente podem parecer um problema crítico de reparação para o seu motor de 2 ou 4 tempos. Porém, uma vez acumulada entre as peças do motor, pode causar uma perda temporária de energia ou até danos permanentes no motor.
Os detritos sob a carcaça do ventilador ou nas alhetas de refrigeração na cabeça do cilindro podem fazer o motor funcionar muito quente. O sobre aquecimento prolongado pode causar o aperto de um pistão no seu cilindro.
Os detritos também podem fazer com que as ligações do regulador fiquem presas ou impeçam o ar de atingir a lâmina do regulador num regulador pneumático, resultando na dificuldade em controlar a velocidade do motor.
Inspecione o alojamento do ventilador e área da panela de escape pela presença de detritos cada vez que usar o motor. Se a tela sobre o alojamento do ventilador estiver entupida, é uma boa indicação de que os detritos também se acumularam em baixo. Remova a carcaça do ventilador para uma inspeção e limpeza mais completas no final de cada temporada de uso e com mais frequência se operar o equipamento em relva alta ou molhada.
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