Para começar a época da jardinagem, trazemos um novo artigo sobre máquinas profissionais da Husqvarna. Se é um utilizador ou proprietário de algum dos nossos riders, este tema vai-lhe ser útil.
Vamos falar da plataforma de corte de um rider. Em concreto, analisaremos os processos de montagem, desmontagem e a colocação na posição de serviço desta plataforma. Terminada a leitura, vai ficar a saber como proceder no momento em que tenha de fazer a manutenção deste corta-relvas.
E como sempre dizemos neste blogue quando escrevemos sobre as nossas máquinas, se tem alguma dúvida ou se lhe surge algum problema, antes de fazer seja o que for, contacte com algum dos nossos revendedores oficiais. Ao ser ajudado por um profissional, estará a evitar possíveis acidentes.
Comecemos então!
Como se monta a plataforma de corte de um rider Husqvarna?
Estamos quase certos de que em algum momento teve que fazer a montagem da plataforma de corte de um rider.
Se é assim, preste atenção aos passos que vamos a detalhar de seguida deste processo tão importante para a longevidade da máquina de cortar relva.
- Antes de fazer seja o que for, coloque a máquina numa superfície plana e acione o travão de estacionamento.
- Arranque o motor e coloque as bielas de engate no modo flutuante.
- Detenha o motor.
- Ajuste o eixo propulsor universal à unidade de corte. Deslize o anel para libertar o ajustamento rápido e para empurrar esse eixo sobre o tampão.
- Verifique que a capa de borracha está dobrada por cima da junta universal frontal.
- Retire os pernos e as cavilhas do eixo da união nas bielas de engate.
- Introduza a unidade de corte de forma a que a junta de união se alinhe com a abertura da unidade.
- Coloque os pernos das uniões e as manilhas de ambos os lados e feche a escotilha de manutenção.
- Ajuste o eixo propulsor universal posterior, a corrente de bloqueio à cobertura da junta universal ao redor da viga de hasteamento.
- Volte a montar a cobertura.
- Arrancar o motor para elevar a unidade de corte até meia altura e depois pare de novo o motor.
- Ajuste as argolas de elevação (as que se encontram unidas às bielas de engate), extraia o engate e pressione a argola. Há uma para cada biela de engate.
- Verifique e ajuste o ângulo de elevação da unidade de corte.
É assim o processo de montagem da plataforma de corte de um rider. Se ainda tem dúvidas, deixamos-lhe um vídeo tutorial em que se explica todo este processo de uma forma visual. Assim será muito mais simples aprender como se faz este processo.
A desmontagem da plataforma de corte
Quanto à desmontagem, trata-se de um processo muito mais simples do que o abordado anteriormente.
Estes são os passos a seguir:
- Coloque o rider numa superfície plana, de modo a que esteja equilibrado e não elevado. Depois, acione o travão de estacionamento.
- Eleve a plataforma de corte até meia altura.
- Detenha o motor.
- Desmonte a argola de elevação da unidade de corte, arranque de novo o motor e baixe a plataforma até à posição mais baixa possível (modo flutuante).
- Detenha o motor.
- Feche a escotilha de manutenção, retire o eixo propulsor universal completamente, deslize o anel lateralmente para libertar o ajustamento rápido e para assim poder puxar o eixo propulsor universal.
- Extraia os tampões dos eixos, os eixos de uniões e já terá a plataforma de corte solta.
Fácil e simples.
A posição de serviço
Os nossos riders têm a possibilidade de serem colocados na denominada “posição de serviço” para que o utilizador tenha um acesso mais simples à plataforma de corte. Desta forma, pode-se levar a cabo a manutenção deste equipamento de uma maneira mais simples e rápida.
Mas o que significa estar em posição de serviço?
Quando um rider, em concreto o seu plataforma de corte, se encontra nesta posição, está levantado e bloqueado verticalmente, como se mostra na imagem:
Para colocar a plataforma nesta posição, faça o seguinte:
- Como sempre, situe o rider numa superfície plana, acione o travão de estacionamento e eleve a plataforma de corte até metade.
- Depois, pare o motor e desmonte a argola de elevação.
- Depois, arranque o motor e desça a unidade de corte até à posição mais baixa possível (modo flutuante).
- Pare o motor.
- Desmonte o ponto de serviço da unidade de corte (se for a primeira vez que o faz, retire a fita de segurança do ponto de serviço e coloque-a no compartimento de armazenamento que se encontra debaixo do assento do rider).
- Ajuste o ponto de serviço à união debaixo da placa base. Verá que a união está destacada em cor vermelha.
- Ajuste o outro extremo do ponto de serviço ao ponto de conexão na unidade de corte, extraia o perno e deslize o ponto de serviço ao longo do eixo colorido.
- Solte o perno para que bloqueie o eixo.
- Arranque o motor e proceda a elevar a unidade de corte até à posição de serviço. Para evitar problemas, deve segurar a plataforma com o cinto de segurança que se encontra guardado no compartimento de armazenagem.
E assim já terá a plataforma de corte do seu rider na posição perfeita para aceder a ela de forma muito mais simples. Agora os trabalhos de limpeza e manutenção já não serão uma tarefa tão complexa e demorada.
Esperamos que lhe tenha servido de ajuda este nosso artigo sobre a plataforma de corte de um rider para realizar a montagem e desmontagem da plataforma de corte destas máquinas de cortar relva. Se ainda tem dúvidas, voltamos a recomendar encarecidamente que, antes de fazer o que seja, consulte um dos nossos distribuidores oficiais.