Cortar o relvado é uma tarefa imprescindível para a manutenção de todos os jardins. Para muitas pessoas, a realização desta atividade proporciona-lhes um momento de relaxação. Outras, no entanto, aborrecem-se ou detestam-no mesmo. Em todo caso, este é um trabalho técnico que devemos realizar com critério, no momento e da forma adequada. Seja qual for o seu tipo, necessita de ter claro o que pauta aplicar para cortar bem o seu relvado.
Cortar corretamente o relvado é fundamental por múltiplos motivos:
Se se pergunta quando deve cortar o relvado, a principal resposta é que depende, sobretudo, destes fatores:
Portanto, afaste a ideia de que existem fórmulas ou referências mágicas genéricas. Há que tomar as decisões idóneas em função de cada situação.
Quanto ao melhor momento para o fazer, evite as horas muito cedo, devido ao orvalho – é o critério. Geralmente, entre as 8 e as 10 e as 18 e as 20 horas são as melhores opções.
Como referências iniciais, pode considerar estas questões de temporada
Outra pergunta habitual é a que altura se deve manter o relvado. Não respeitar as medidas idóneas é um dos erros de cortar o relvado mais frequentes.
Por isso, tem sempre que se informar muito bem sobre as características da variedade que tem plantada. Fixe estas medidas ótimas:
Mas atenção, uma coisa é a medida ideal e outra é a que altura deve cortá-lo. Neste sentido, considere que um relvado elevado vai dificultar o seu desenvolvimento. Pensa, por exemplo, que irá gerar sombra sobre si mesmo e impedirá o seu desenvolvimento.
O critério geral estabelece que nunca deve cortar mais do que um terço da folha total. Assim, recomendamos aplicar a regra de 1/3. Ou seja, partir da altura ideal e ir cortando quando a supera num terço. Por exemplo, se deve medir 6 cm, tem que cortá-lo ao alcançar os 8 cm.
Consulte os profissionais e procure informação prática específica sobre as suas circunstâncias. Se trata de acertar através do sistema teste e erro, acaba por arruinar o seu jardim.
Por este motivo, convém recorrer a especialistas e informar-se corretamente o quanto antes. Estude a variedade de relvado que tem, que fatores climatéricos e que o afetam e qualquer outro aspeto que possa influir.
Chegado o caso, merece a pena aprender com os melhores. A longo prazo, irá poupar dinheiro se investir nessa formação inicial até que tenha bons conhecimentos.
Tenha cuidado com o excesso de zelo. A motivação e o entusiasmo iniciais podem levar a cortar o relvado mais do que o necessário. Recorde-se de aplicar a regra de 1/3 e variar a frequência consoante a época do ano. Considere sempre, além disso, que variedade tem plantada e quais são os seus requisitos.
Esta é a situação contrária à anterior. Não se esqueça que a relva demasiado longa diminui a sua capacidade de sobrevivência.
Nunca é boa ideia fazê-lo deste modo. Se acaba de cair uma grande tromba de água, se está recém-regado ou mesmo quando há muito orvalho, é melhor esperar outro momento.
Entre as consequências negativas principais, destacam-se estas duas:
Vai precisar sempre de comprar um corta-relva de qualidade. Só com o equipamento apropriado o seu trabalho será preciso, adequado e mais ágil. Assegure-se também de ter as lâminas do seu corta-relva bem afiadas, em perfeito estado, antes de começar a utilizar a máquina de cortar a relva. Nesse sentido, recorde-se que na Husqvarna colocamos ao seu alcance as melhores máquinas e ferramentas para o tratamento do seu jardim: de corta-relvas a gasolina, passando por corta-relvas a bateria, corta-relvas manuais e robôs corta-relva, que fazem o trabalho por si.
Tenha a tecnologia que precisa para cortar o relvado como um autêntico profissional! Com ela, e aplicando estas pautas e recomendações, o seu jardim ficará fantástico.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!