Se gosta de plantas e se, além disso, realiza tarefas de jardinagem, estamos seguros de que o que vamos abordar neste artigo vai-lhe ser bastante útil.
Hoje, o tema em que nos vamos centrar é o que é a turfa. Sabe do que se trata?
Neste post vamos mostrar-lhe que tipos de turfa existem, como se forma e para que se usa. Quando terminar, já poderá usar estes conhecimentos no seu jardim.
Turfa, uma das palavras mais usadas em jardinagem, é um material orgânico constituído por elementos procedentes da decomposição de vegetais.
Este material é de cor castanha (escura ou clara, dependendo do tipo) e é muito rico em carvão. A sua natureza depende das condições ambientais presentes na sua formação.
Usa-se principalmente em jardinagem formando parte do substrato. Relacionado com isto, as suas características principais são as seguintes:
A turfa é um material formado por espécies vegetais decompostas. A formação desta “substância” é o primeiro passo pelo que a vegetação se transforma em carvão mineral (tal como mencionado antes, a turfa é muito rica em carvão).
Trata-se de um processo lento.
Nas bacias em que se forma (terra turfosa) e na parte mais superficial destas, é onde os resíduos vegetais, através da decomposição anaeróbica, lenhina e celulose, se transformam em turfa.
De acordo com o grau de decomposição e a zona, a turfa é de um tipo ou de outro.
Também chamada turfa alta, é a que se desenvolve nas regiões com climas suaves, onde as precipitações são abundantes, as temperaturas são suaves e nas que a radiação solar escasseia.
Nestes lugares desenvolvem-se espécies pouco exigentes, difíceis de decompor pelo que a estrutura principal da vegetação que forma a turfa fica praticamente inalterada.
Como consequência, a terra é pobre e o pH é baixo.
A turfa negra, denominada assim pela cor escura que tem a vegetação que se decompôs quase por completo, desenvolve-se em zonas baixas, ricas em bases.
Ao contrário da anterior, o seu pH é alto e é a mais adequada para cultivar praticamente todo o tipo de plantas. Pode-se dizer que é quase um “substrato universal”.
Nesta altura do artigo, já deve estar a imaginar para que se usa a turfa. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se usa apenas em jardinagem, também tem outros usos.
Esperamos que este post seja útil ao cultivar plantas no seu jardim e que lhe tenha dado resposta às possíveis dúvidas que pudesse ter em relação a este substrato tão característico.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!