Escrevemos mais uma vez sobre o apaixonante mundo da jardinagem. Desta vez, vamos-nos centrar num dos aspetos mais importantes: tratar o relvado.
Como tal, neste novo artigo vamos analisar um dos processos de manutenção e tratamento de jardins mais significativo, a escarificação do relvado.
Talvez já tenha ouvido falar de escarificar. Talvez lhe tenham surgido certas dúvidas quanto à forma de efetuar estas tarefas. Ou se calhar, é a primeira vez que que lê acerca deste tema.
Se é assim, nada melhor que ler este post.
Nele, vamos explicar não só o que é escarificar ou que é um escarificador, também vamos apontar as vantagens que levar a cabo este processo acarreta e quais são os passos a seguir para escarificar o relvado.
De certeza que quando termine a leitura poderá pôr mãos à obra.
Começamos?
Escarificar o relvado: Em que consiste este processo e qual é o seu objetivo
Manter o jardim em boas condições é o objetivo principal de qualquer proprietário.
Há certas épocas do ano em que as tarefas relacionadas com o tratamento de um espaço verde aumentam consideravelmente. A primavera, é o período em que se realizam os processos necessários para que o jardim esteja impecável.
Escarificar é uma dessas tarefas.
Talvez nunca tenha ouvido falar de escarificação ou de escarificador de relvado. No entanto, é uma das tarefas mais importantes caso se pretenda conseguir uma relva verde, densa e de grande qualidade.
O que é escarificar?
- A escarificação é a técnica que consiste em eliminar a manta morta que se produz no jardim. Expliquemos em maior pormenor:
- Como deve saber, quando as plantas e folhas mortas caem, acumulam-se no solo. A falta de microorganismos que as possam decompor provoca que se forme uma camada quase impossível de penetrar debaixo da erva superficial.
- Essa camada é denominada manta morta.
- Este pode crescer demasiado, e nesse momento que se deve fazer algo, pois, caso não se faça nada, a permeabilidade da água piora, as raízes ficam mais perto da superfície e a troca de oxigénio diminui.
- Aqui entra o processo que estamos a abordar, a escarificação.
Qual é o objetivo da escarificação?
- Como já mencionado, o que se procura com a escarificação é a eliminação da manta morta que se acumula na superfície do relvado.
- Quando se escarifica, procura-se conseguir melhorar a qualidade do relvado, ou seja, que a água penetre na terra, que aumente o intercâmbio de oxigénio e que aumente a biomassa das partes das plantas que se encontram debaixo da superfície.
- Se escarifica regularmente, poderá conseguir manter uma camada de manta morta fina, o que ocasiona uma menor quantidade de restos de plantas e, portanto, um jardim mais vistoso, bonito e mais verde.
Vantagens de escarificar
- Escarificar o relvado trás os seguintes beneficios:
A relva torna-se muito mais densa e competitiva.
– O intercâmbio de oxigênio e nutrientes melhora consideravelmente.
– A água pode passar sem problemas a superfície e chegar às raízes, tanto do relvado, como das plantas.
– Poderá conseguir um relvado com menos ervas daninhas.
– Diminui o risco de doenças.
– Cresce a biomassa da raiz e estas desenvolvem-se a maior profundidade.
– Como vê, muitas vantagens e, ainda que seja um trabalho moroso, merece a pena.
Como é que pode escarificar?
- Como quase todos os processos relacionados com a manutenção e tratamento do relvado, escarificar também se pode levar a cabo de forma manual ou usando uma máquina.
- De forma manual: quando se opta por trabalhar com um escarificador manual, o trabalho realiza-se com um raspador de erva que raspa a superfície da terra. Esta ferramenta pode ser encontrada em qualquer centro especializado.
Recomenda-se o seu uso nos jardins pequenos, dado que converte a escarificação numa técnica mais laboriosa. - Com uma máquina: um escarificador é uma máquina que tem um rolo com varas verticais. Encarrega-se de romper a manta morta de uma forma muito mais simples (e menos cansativa) que a anterior.
- Use a ferramenta que usar, deverá recolher os restos. Se não o fizer, o trabalho não terá resultados.
Como escarificar o relvado? Passos a seguir no processo
A técnica de escarificação do relvado implica o processo denominado adubagem.
Desta forma, antes de da explicação dos passos que deve seguir, vamos conhecer o que é a adubagem do relvado.
Adubar é essencial assim que que se tenha levado a cabo a escarificação. É uma mistura de material arenoso, turfa ou terriço. O objetivo deste tratamento é mudar de forma gradual a composição da terra e sobretudo, nivelar a zona.
Explicada esta técnica, passemos ao verdadeiramente importante, ou seja, os passos que deverá seguir para escarificar o relvado:
- Escolha o material que vai usar na tarefa de eliminar a manta morta. Como mencionado, pode utilizar um ancinho manual ou uma máquina escarificadora. A escolha determinará a sua carga de trabalho e a duração do mesmo.
- Comece a escarificar a relva. Faça-o por frações e até que termine toda a superfície verde.
- Assim que que tenha passado a máquina ou o ancinho por todo o jardim, use uma forquilha para retirar os restos orgânicos do relvado morto que tenha levantado ao escarificar.
- Depois de terminados os passos anteriores, proceda à adubagem. Prepare a mistura de areia, turfa ou terriço para nivelar o terreno e melhorar a qualidade do solo.
- Depois de adubado, volte a passar a forquilha. Objetivo? Penetrar a superfície com o ancinho.
- Como última tarefa, deves regar a superfície escarificada para reativar o crescimento da relva.
Ainda que seja um processo muito simples, para escarificar o relvado devem-se cumprir as seguintes condições:
- A terra deve estar húmida.
- O escarificador deve ser passado de forma cruzada, ou dito de outro modo, deve seguir troços perpendiculares para evitar esquecer alguma zona.
A nossa explicação termina aqui. Esperamos que seja útil, agora, ou no futuro.
Se ainda tem dúvidas, deixamos um vídeo da nossa embaixadora, Monique Briones. Nele, poderá encontrar a explicação perfeita do que é escarificar.