Se tem uma roçadora da Husqvarna, este artigo é seguramente do seu interesse, pois nele procuramos dar conhecimento ao utilizador, dos passos chave para levar a cabo a manutenção deste tipo de máquinas.
Se a sua roçadora tiver algum problema adicional, ou se requer apoio especial, deverá por-se em contacto com os profissionais das nossas oficinas oficiais da marca.
As roçadoras Husqvarna podem-se dividir em 3 grandes categorias se temos em consideração os trabalhos de manutenção. A manutenção das máquinas varia dependendo de que tipo seja cada uma delas.
Destacamos as roçadoras que funcionam a gasolina, das que trabalham a bateria. Dependendo de que tipo seja a sua, terá que prestar mais atenção a uma série de tarefas concretas.
Neste post, desenvolvemos em profundidade as tarefas de manutenção dos modelos a gasolina, abordamos a manutenção das roçadoras a bateria e colocamos à sua disposição um pdf sobre estas últimas.
A manutenção das roçadoras a gasolina
As roçadoras que funcionam a gasolina, necessitam que a mistura de carburante e óleo seja a correta. Para além disso, requerem que se verifique o nível desse carburante, a quantidade de fio de nylon e a cabeça de corte. As tarefas de manutenção destes modelos diferem em certos aspetos das máquinas que funcionam a bateria.
Manutenção diária
Para uma boa conservação da roçadora devem-se levar a cabo as seguintes verificações e trabalhos de manutenção. Algumas devem-se realizar diariamente e outras em períodos de tempo mais longos.
As tarefas que se devem levar a cabo de cada vez que se usa a roçadora são as seguintes:
- Limpar o exterior da máquina. A erva atua como um agente corrosivo, pelo que é imprescindível ter o chassi da roçadora totalmente limpo.
- Caso use um arnês para realizar as tarefas de exploração florestal, deve verificar que este não esteja estragado.
- Deve confirmar que a pega, o guiador, o comando de paragem e as anilhas isolantes da asa estão intactos.
- Controlar que o equipamento de corte não gire ao ralenti. Caso tal esteja a ocorrer, para regular a marcha (T) devem-se seguir estes dois passos:
- 1. Fechar o parafuso T no sentido horário. Isto deve-se realizar com o motor a trabalhar e até que o equipamento de corte comece a girar.
- 2. O seguinte passo é ajustar no sentido contra-horário o parafuso até que o equipamento de corte se detenha.
- Se isto for realizado de forma correta, a marcha do motor será uniforme en todas as posições e haverá uma ampla margem até que o sistema de corte comece a girar.
- Limpar o filtro de ar para evitar falhas no carburador, problemas de arranque ou por exemplo a redução da potência. Para a sua limpeza temos que desmontar o chassi, retirar o filtro e limpá-lo. Se for necessário deve-se trocar por um novo.
- A folha deve estar corretamente centrada, ter um bom fio e não apresentar gretas.
- A porca de segurança, os parafusos e as restantes porcas devem estar bem apertadas. Assegure-se disso.
- Deve fazer finca pé em controlar que não existe nenhuma fuga no motor, depósito ou nos tubos.
- Quando o motor fica sem combustível, primeiro deve verificar que a tampa e o filtro não estejam obstruídos.
Tarefas de manutenção semanal
Alguns trabalhos de conservação da máquina não necessitam de ser realizados diariamente, basta faze-lo uma vez por semana. Entre elas destacamos as seguintes:
- Controlar o mecanismo de arranque e a corda do mesmo.
- A vela de ignição da roçadora pode ser afetada pelo mau estado do carburador, um filtro de ar sujo ou uma mistura inadequada do óleo e da gasolina. Se a potência da máquina diminui, deve limpar a vela e ci«omprovar a separação dos elétrodos.
- Limpar o carburador tanto por fuera como nas zonas situadas ao seu redor.
- A engranagem angulada deve ter a quantidade de massa lubrificante necessária. Em condições normais, a massa lubrificante é entregue de fábrica com o nível adequado. A massa a usar deve ser a original da Husqvarna.
Tarefas de manutenção mensal
As tarefas de manutenção mensal podem-se resumir em três:
- O filtro de combustível deve estar limpo e a sua mangueira não deverá ter defeifetos. Caso surja algúm problema com ele, deve-se substituir o componente.
- Deve comprovar que os cabos e as ligações não sofrem nenhum defeito ou que não estejam partidos.
- A vela de ignição deve ser substituida quando a máquina tiver aproximadamente um mês de funcionamento. Há casos nos quais terá que a substituir com maior frequência.
Manutenção de uma roçadora a bateria
As roçadoras que funcionam com uma bateria, têm a particularidade de que não necessitam da mistura de gasolina e óleo que era necessária para pôr a trabalhar as máquinas a carburantes, já não é necessária. A manutenção deste tipo de roçadoras varía em certos aspetos, sobretudo naqueles relacionados com combustíveis.
As tarefas de manutenção de uma roçadora a bateria requerem uma formação especial. Devido a isto, recomendamos que se desloque a uma oficina oficial da Husvarna ou à loja onde adquiriu a máquina, caso observe alguma das falhas e problemas que se relatam neste pdf Significado das luzes de erro nas roçadoras e aparadores de relva a bateria da Husqvarna.
Manutenção diária
Para um bom funcionamento da roçadora, de cada vez que a utilize, deve levar a cabo as seguintes tarefas:
- Limpar o exterior da máqvuina. Não use água, em qualquer circunstância.
- Manter as pegas secas, limpas e sem óleo nem massa ou gordura.
- Assegure-se de que os botões de ativação e desativação funcionam corretamente e não têm nenhum dano.
- Para que o trabalho com a máquina se faça com a maior segurança possível, verifique que o bloqueio do gatilho de alimentação funciona de forma perfeita.
- A proteção e a cabeça de corte também têm que estar em boas condições, ou seja, sem nenhum defeito, golpe ou greta.
- Verificar que os parafusos e as porcas estão apertados.
- Deve-se comprovar que a bateria, a sua carga e o carregador estejam intactos.
- Semanalmente deve-se verificar as juntas, ligações e cabos e mensalmente as ligações entre a bateria e a máquina.