Se nos tem estado a seguir, já reparou que falamos muitas vezes desta praga, a cochonilha. Neste novo artigo com dicas de jardinagem voltamos a afastar-nos um pouco do habitual para nos centrar-nos em explicar-lhe que é a cochonilha e como se luta contra ela.
As pragas que assolam as plantações não são só um contratempo desagradável, também podem levar a perdas económicas importantes.
A cochonilha é uma das mais habituais.
Por isso, convém que saiba o que pode chegar a defrontar em algum momento, pois, nenhum jardim está a salvo.
Dito isto, comecemos!
O inseto de que vamos falar já é um velho conhecido deste blogue, dado que quase em cada ficha de plantas que temos publicado, aparece como praga habitual.
Então, como é que se deteta?
A cochonilha é, junto com os pulgões, uma das pestes mais comuns em qualquer jardim. Além disso, é uma das mais daninhas que existem. Trata-se de um pequeno hemíptero (mede cerca de 4 milímetros de comprimento) que deposita as suas larvas nas plantas de interior, de exterior, de estufa e em árvores de fruta.
Como tal, nenhuma vegetação está a salvo.
As larvas são de cor cinzenta ou dourada e têm uma consistência macia. Cada um destes insetos possui um bico chupador que crava nas folhas, nos caules e nos frutos das plantas para se alimentar da seiva destas áreas da planta.
Enquanto se alimentam, segregam um melaço que favorece a formação do denominado fungo ferrujão. Este fungo, como se depreende do seu nome, provoca o enegrecimento (tipo fuligem) das partes atacadas.
As consequências?
Impede a fotossíntese e a floração, aparecem malformações, apodrecimento e manchas foliares. A planta começa a ficar debilitada e caso a praga persistir, morre.
A cochonilha aparece quando a planta está doente, débil ou quando sofre algum esforço (normalmente causado por transplantes mal efetuados ou por podas feitas de forma incorreta). Estes organismos podem ser vistos a olho nu, tal como os seus efeitos.
Como mencionado anteriormente, saberá que a sua vegetação está a ser atacada quando vir não apenas o inseto, mas também quando observar manchas negras (causadas pelo fungo ferrujão), malformações e o melaço (líquido açucarado) de cor esbranquiçado e aspeto similar ao algodão (daí o seu curioso nome).
A luta contra a cochonilha não começa com o ataque a esta praga. Começa muito antes, com a prevenção. As ações de prevenção não vão ser sempre efetivas e nem sempre terão êxito, mas são uma boa forma de evitar o aparecimento desta praga.
Caso isto falhe, ainda tem os métodos de erradicação: os inseticidas químicos e os remédios naturais.
Quando falamos de prevenção, estamo-nos a referir a tarefas de jardinagem que em muitos casos são eficientes para evitar o aparecimento deste tipo de organismos. Talvez a sua planta acabe por ficar doente, ainda que faça todo o possível para o evitar, mas se realizar alguma das ações que vamos mencionar, pode conseguir uma planta saudável.
Vejamos portanto as ações de prevenção da cochonilha:
Mas, como referido anteriormente, a prevenção não tem que ser sinónimo de êxito. Vão existir muitas vezes que faça o que fizer para o evitar, esta praga pode afetar as suas plantas.
Assim que observar que a cochonilha aparece, começam as tarefas de erradicação. Algumas das mais frequentes são:
Assim termina o nosso artigo. Esperamos que lhe sirva de ajuda e conselho para identificar e erradicar a cochonilha.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!