Quando termina a temporada da jardinagem, é o momento de efetuar a manutenção do rider, assim, quando a primavera e o verão regressarem, teremos a máquina pronta a começar a operar.
Antes de fazer o que quer que seja, deve estacionar o rider numa superfície nivelada e desligar o motor. Retire a chave de contacto para evitar que se possa ligar acidentalmente.
Além disso, ative o travão de estacionamento, desacople a unidade de corte e desconecte os cabos de ligação das velas.
E não se esqueça da roupa!
Para as tarefas de manutenção, deve equipar-se com a proteção adequada. Use luvas protetoras, óculos, botas e vestuário homologado.
Ainda que se deva limpar após cada uso para evitar que os restos de relva sequem, é nesta época que se deve fazer uma limpeza mais a fundo e completa.
Pode usar uma mangueira de água desde que não dirija o jato de água para os componentes elétricos, chumaceiras, o motor ou o sistema de escape. Se o seu rider tem restos de óleo, use um desengordurante a frio.
Após terminar, arranque o motor e faça funcionar o equipamento de corte, assim eliminam-se os restos de água que possam ainda estar na superfície.
Não use jatos de água a alta pressão nem vapor.
Com o passar do tempo, é muito provável que os cabos que controlam a direção do rider se tenham estirado, o que pode modificar o ajustamento da direção.
Para controlar e ajustar a direção, deve fazer o seguinte:
Outra das tarefas de manutenção é verificar que o travão de estacionamento do rider está ajustado corretamente.
Para tal, coloque o rider numa encosta ligeira com o travão ativado e o desacoplamento extraído. Se o rider se mover, deve ajustar o travão:
Em muitas ocasiões, o motor do seu rider pode não responder adequadamente à aceleração, produzir fumo negro ou não alcançar as rotações máximas. Quando isto sucede, temos que ajustar o cabo do acelerador.
Este processo faz-se da seguinte forma:
Tal como sucede com o filtro de ar, o filtro de combustível deve ser mudado a cada 100 horas de trabalho (sensivelmente uma vez por temporada). Para o fazer, proceda da seguinte forma:
A pressão dos pneus deve ser controlada regularmente.
Se os pneus estão mal nivelados, a relva não é cortada uniformemente, pelo que, para obter o melhor desempenho e rendimento e evitar danos na máquina, controle a sua pressão.
Se o motor do seu rider tem pouca potência ou funciona irregularmente, é muito provável que o problema esteja no filtro de ar (obturação). Portanto, é muito importante substituir o filtro de ar regularmente e limpá-lo.
Para mudar este componente, deve proceder da seguinte forma:
O equipamento de corte do rider é outro dos componentes que devem ser controlados não apenas no final da temporada, como também durante todo o ano.
As lâminas devem estar intactas e bem afiadas para que o rider possa cumprir com os objetivos de corte desejados. Verifique que os parafusos de fixação estão apertados, afie as lâminas, equilibre-as e se estiverem em mau estado, substitua-as.
Todo o relacionado com o equipamento de corte de um rider Husqvarna pode encontrar num dos nossos artigos anteriores.
Os riders Husqvarna permitem chegar a lugares que até agora não eram possíveis e tudo graças ao seu ‘design’ compacto e à sua plataforma de corte localizada na parte dianteira. A gama de riders da Husqvarna possui modelos especialmente concebidos para uso residencial e profissional, e permitem diversas opções de corte.
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