O limoeiro é um das árvores de fruto mais comuns e populares do mundo, devido em grande parte aos seus frutos. Mas, como talvez já saiba, para que esta espécie seja muito frutífera temos que a cuidar.
É aqui que entra a poda.
Neste novo artigo do blogue vamos mostrar-lhe como podar um limoeiro. Aprenderá passo a passo como se realiza este processo tão importante para conseguir uma boa frutificação e uma árvore sã.
Comecemos!
Ainda que neste post lhe iremos mostrar como podar um limoeiro, convém primeiro saber que planta é esta e quais são as suas características, pois, essas características dão-lhe pistas do que pode e do que não pode fazer.
Como mencionamos sempre: antes de fazer o que quer que seja, procure informar-se.
O limoeiro, conhecido cientificamente como Citrus x limon, é uma árvore de porte reduzido, folhagem perene e produtora de frutos. Originária da Ásia e muito cultivada para consumo na região mediterrânica.
Pode chegar a medir uns 4 metros de altura, geralmente tem espinhos e a sua copa é muito aberta e ramificada. As suas folhas, tal como referido anteriormente, mantêm-se sempre verdes, mesmo na época seca (são perenes, portanto). São simples, alternas, coriáceas e de cor verde.
As suas flores, conhecidas algo semelhantes às da laranjeira), são brancas rosáceas e têm uma grande quantidade de estames. Dependendo da variedade, podem crescer de forma solitária ou em cachos.
Quanto aos frutos…
De grande importância económica, os frutos do limoeiro são os limões. Com forma ovoide, de aproximadamente uns 10 cm de comprimento, polpa dividida em gomos, de cor amarela e sabor muito ácido.
Agora que já sabe quais são as características da árvore, é a altura de passar à ação.
Tal como lhe explicamos anteriormente, Uma das razões mais importantes para podar um limoeiro é incentivar a produção de frutos. Para que a sua árvore frutifique como é devido, deve cuidar dela.
Além disso, como sucede com todas as plantas (ou quase todas), uma boa poda melhora a sua saúde.
Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore.
Se optou por uma poda intensa, ou seja, cortar ramos grandes, aconselhamos-lhe a esperar a primavera, pois, assim, tem asseguradas umas boas temperaturas.
As ferramentas básicas para realizar a poda desta árvore são as seguintes:
Qualquer que seja a ferramenta que usar, assegure-se de que está limpa, desinfetada e afiada. Não apenas para a sua segurança, mas também para que o limoeiro não ficar doente e mais tarde atacado por fungos ou outros parasitas ou doenças.
Os objetivos da poda são eliminar os ramos que se encontram em mau estado e retirar os que estejam a absorver os recursos de que a árvore necessita para produzir limões. É pois, uma poda de manutenção e de frutificação.
Estes são passos a seguir:
PASSOS A SEGUIR |
1. O primeiro que deve fazer, é equipar-se para a ocasião. A sua segurança é prioritária, pelo que ponha os óculos, luvas e outros elementos que evitem lesões. |
2. Após estar equipado, desfaça-se dos ramos que não servem, ou seja, aqueles que não levam a nenhuma parte. |
3. Pode todos os ramos inferiores, considerando a quantidade de ramos de ambos os lados da árvore. É fundamental que o limoeiro mantenha o equilíbrio. Além disso, deve controlar os rebentos que cresçam ao redor do tronco e que podem estar a absorver a seiva que necessita para frutificar e crescer de forma saudável. |
4. De seguida, deve selecionar os ramos mais fortes, pois estes serão os encarregados de aguentar os frutos. Quando estiverem selecionados, o objetivo deste processo é o de manter o tronco e estes ramos em perfeitas condições. Por isso, pode os ramos e rebentos que surjam deles. |
5. Desrame as pontas que saem dos três ramos principais. Apare as partes que considere débeis e deixe as mais fortes. Para tal, os desrames devem ser de aproximadamente 20 cm de comprimento. |
Com esta primeira poda obterá um limoeiro limpo, com uma copa mais ou menos pequena, equilibrada e com três ramos principais.
Chegada a primavera, começará a ver as primeiras flores e frutos, partes que qualquer especialista aconselha eliminar para conseguir que os próximos sejam mais e melhores.
Dá pena deitar fora os primeiros limões, no entanto, a longo prazo, verá que vai valer a pena.
Durante todo o ano, independentemente da época em que se encontre, o limoeiro deve ser cuidado.
Como?
Retirando os ramos mortos e mal dirigidos. com isto, dirigirá a seiva para os ramos mais sãos para assim crescerem fortes e evitará criar uma copa abundante.
Conselhos básicos que seguramente a ou o ajudaram ao podar um limoeiro:
CONSELHOS |
– Não pode árvores que tenham menos de 3 anos. Deixe passar um período de tempo prudencial antes de podar. |
– Retire os primeiros frutos que o limoeiro der, assim melhorará as próximas produções. |
– Evite que a copa se ramifique em demasia, pois demasiados ramos podem evitar a exposição à luz solar de que necessita a árvore para crescer. |
– Pode ramo a ramo, tenha paciência e se tiver alguma dúvida pergunte a um profissional ou dirija-se a um centro de jardinagem para que o ou a aconselhem. |
Esperamos que este post lhe seja útil para aprender a fazer a poda de um limoeiro.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!