Novo artigo de jardinagem em que lhe vamos mostrar o que é o guano.
É o nome que se dá a um substrato ecológico de origem natural e animal. Com múltiplos benefícios, é um substrato muito cotado devido Às suas inúmeras propriedades.
Neste post vamos mostrar o que é o guano, quais são os seus usos mais importantes, os seus benefícios e onde o pode encontrar.
Vamos lá então.
Se é amante da jardinagem, deve saber que, ao cuidar de uma planta, podem-se usar dois tipos principais de adubo: químico e orgânico.
Dentro destes últimos, encontra-se um dos mais populares quando se tem que adubar um cultivo: o composto. Esta substância obtém-se da decomposição da matéria orgânica (restos de comida, excrementos de animais, etc.).
O composto é um material ecológico totalmente natural.
Ora, o nosso protagonista de hoje, o guano, é um substrato natural, de origem animal e proveniente dos excrementos de aves marinhas, morcegos e focas.
Como adubo, este é muito eficiente – tudo se deve aos seus três componentes principais: nitrogénio, fósforo e potássio.
O guano é um fertilizante totalmente natural, sem nenhum tipo de aditivo nem componente químico. É costume ser usado para melhorar a fertilidade do solo, pois faz aumentar a quantidade de microorganismos e de nutrientes de que necessitam as plantas para se enraizar e crescer.
O guano pode ser usado em todo o tipo de hortos e plantações, desde as mais pequenas até aos cultivos mais grandes. É o adubo natural ideal para todas as plantas.
Este material, além de ajudar a regenerar o solo e aumentar a quantidade de nutrientes da terra, possui propriedades fungicidas, o que manterá afastadas numerosas pragas e doenças (como por exemplo os nemátodos).
Os seus três componentes mais importantes (nitrogénio, fósforo e potássio) junto com elementos secundários e micro elementos, fazem com que o guano seja um fertilizante natural muito completo , que ajudará a obter boas colheitas e produtos de qualidade.
Quanto aos seus benefícios…
Os benefícios e vantagens que obterá se utilizar o guano como substrato ou adubo são os seguintes:
O guano não é um material que se possa encontrar em todas as regiões do planeta. Pelo contrário.
Atualmente, as maiores reservas deste substrato barato e agora de novo procurado devido ao ressurgir da agricultura biológica estão nas zonas costeiras e ilhas ao largo do Peru e do Chile. Nesta região habitam as 3 aves cujos excrementos são os mais habituais na sua formação: corvo-marinho, alcatraz e pelicano.
O guano é recolhido uma vez ao ano em algumas das 22 ilhas ao largo da costa peruana.
Mas porquê Peru e norte do Chile?
A resposta está nas condições do mar. O Oceano Pacífico que banha esta costa cria um clima seco onde a corrente marinha arrasta os alimentos até às áreas em que se encontram os peixes que servem de alimento a essas aves marinhas.
A facilidade para encontrar estes alimentos faz com que estas aves nidifiquem nas ilhas e, por conseguinte, depositem os seus excrementos na terra. Além disso, a ajuda do Sol é fundamental para obter guano.
Como se recolhe?
Regularmente, desembarcam nas ilhas um grupo de pessoas que se dedicam a raspar as rochas, triturando os restos até conseguir um pó. Este é ensacado e posteriormente vendido como guano de grande qualidade.
Não é uma tarefa fácil.
A melhor época para aplicar o guano nos seus cultivos dependerá do tipo de vegetação que tiver plantado. Quanto a isso, tenha em conta:
No geral, o período ideal de fornecimento de guano é o que abarca os meses de março a agosto. Mas, se decidiu adubar nos meses restantes, não se preocupe, também obterá bons resultados.
Janeiro | Fevereiro | Março | Abril |
Maio | Junho | Julho | Agosto |
Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro |
Período correto | Período ideal |
O guano (tanto o das aves como o dos morcegos) costuma ser um pó, pelo que a melhor forma de o aplicar é à colher. Duas colheradas por vaso é mais que suficiente.
De todas as formas, recomendamos que, caso tenha alguma dúvida, o melhor é ler com atenção as instruções da embalagem ou ir a um centro de jardinagem especializado para aconselhamento quanto à forma de aplicar o guano.
Esperamos que este artigo lhe sirva para conhecer um pouco mais sobre o guano e de onde procede.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!