O tema deste artigo são os motores, mais concretamente, a manutenção dos motores a gasolina quando se vai armazenar uma máquina por uma boa temporada.
Os motores são construidos para estarem em funcionamento. Mas muitas das máquinas de jardinagem, tratamento de árvores e áreas verdes em geral só são usadas de forma sazonal e ficam paradas durante largos períodos.
O armazenamento durante muito tempo pode agravar problemas negligenciados e outros problemas podem surgir. Por exemplo, a gasolina não estabilizada deixada num motor pode afetar o carburador, as peças não lubrificadas do motor podem ficar corroídas e a humidade pode acumular-se no sistema de ignição. Com a preparação correta do armazenamento, podemos evitar a maioria destes problemas.
A gasolina deixada em repouso por mais de um mês pode formar um verniz no interior do tanque de combustível, carburador e outros componentes do sistema de combustível. A drenagem da gasolina reduz esse problema. Outra maneira de se proteger contra os efeitos de envernizamento do combustível antigo é adicionar um estabilizador de gasolina ao combustível, antes do armazenamento.
Quando terminar a tarefa final da temporada da sua máquina a gasolina e estiver pronto para desligá-la, feche a válvula de combustível e gaste toda a gasolina. Drene a secção em forma de tigela do carburador (se a máquina a tiver) também. Recomendamos adicionar a gasolina drenada do tanque de combustível ao seu carro, desde que o tanque esteja bastante cheio. Uma vez diluída, a gasolina antiga não prejudicará o motor do seu veículo.
A troca do óleo impedirá que partículas de poeira no óleo adiram às peças do motor.
O motor emite pequenas quantidades de vapor de combustível para o ar, mesmo quando não está a funcionar. Para reduzir as emissões durante o armazenamento, cubra a tampa de combustível com papel alumínio e prenda-a com um elástico.
Lubrifique as peças internas
A injeção de óleo pelo orifício da vela de ignição é uma maneira fácil de lubrificar o cilindro. Basta colocar cerca de 18,9 gramas de óleo de nebulização (ou um pouco de óleo de motor) no orifício da vela de ignição. Em seguida, espalhe-o por todo o cilindro reconectando a vela de ignição e puxando muito lentamente o rebobinador.
Limpe e recoloque a vela de ignição ou substitua-a, conforme o que for necessário.
Esta etapa pode prolongar a vida útil do filtro de ar e melhorar o desempenho do motor na próxima temporada.
Pode impedir a formação de verniz na câmara de combustão durante o armazenamento, colocando o pistão no ponto morto superior (PMS), o ponto no qual as duas válvulas (num motor de 4 tempos) estão fechadas. Isto evita que o combustível velho e os detritos entrem. Basta puxar o cordão de rebobinar lentamente. Quando sentir um aumento da tensão no cabo (devido à compressão do ar na câmara), o pistão está no PMS. Se a sua máquina tiver um motor a 2 tempos, puxe lentamente o cabo de arranque até sentir a compressão aumentar, indicando que o pistão cobriu as portas do cilindro.
Os detritos tendem a acumular-se nas rebarbas da cabeça do cilindro, sob a carcaça do ventilador e ao redor do silenciador. Esses detritos podem cair no motor. Remova-os para garantir um bom desempenho na próxima temporada. Em seguida, cubra o motor com uma folha de plástico e guarde em local seco. Esteja atento a criaturas, como os ratos, que procuram por pequenas aberturas (em silenciadores, entradas de ar do carburador e sob a cobertura) para construir os seus ninhos. O seus dejetos podem ser corrosivos e volumosos. Verifique periodicamente por novos “inquilinos”.
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