A jardinagem sustentável ajuda a melhorar o seu entorno. Todo o jardim ecológico baseia-se em princípios de respeito e conservação do meio ambiente. A Husqvarna não apenas tem uma loja ‘online’ que ajuda a criar um espaço harmonioso e equilibrado com a natureza. Também lhe explicamos como fazê-lo!
Em vez de produtos químicos sintéticos — pesticidas e fertilizantes — convém aplicar alternativas naturais como composto, adubos orgânicos e controlo biológico de pragas.
Deve dar primazia às plantas nativas, aquelas que proporcionam alimento e refúgio a determinados insetos e aves. Também deve fomentar a criação de ‘habitats’ para polinizadores como as abelhas e borboletas.
Dê um impulso à compostagem de restos vegetais e a reutilização de materiais, para diminuir a geração de detritos e contribuir para o ciclo natural de nutrientes.
Pense em que plantas, árvores e arbustos são os mais estratégicos atendendo à sua resistência ao calor e à possibilidade de minimizar o consumo de água.
Tenha presente que requerem menos recursos para sobreviver e prosperar.
Aplique métodos naturais e orgânicos de controlo de pragas e fertilidade do solo. Por exemplo, aumente a rotação de cultivos, a compostagem e o uso de insetos benéficos.
Entre os melhores, a instalação de sistemas de gotejamento e a recolha de água da chuva.
Quer manter o seu jardim ecológico saudável durante muito tempo? Para o conseguir, sem perder a coerência, elabore práticas responsáveis que minimizem o impacto ambiental negativo.
Em todo o caso, é vital fazer o seguimento regular do jardim para detetar problemas ou doenças nas plantas e atuar rapidamente, impedindo a sua propagação.
Trata-se, sempre, de uma tarefa exigente que requer compromisso e dedicação. Como contrapartida, os resultados são tão gratificantes para a saúde do meio ambiente como para a sua satisfação.
Estas são algumas das recomendações que pode implementar, sobretudo, no verão com critérios de sustentabilidade:
Incorporou plantas nativas da região, recusando pesticidas e herbicidas e optando por métodos naturais de controlo biológico de pragas? Promoveu também a utilização de fertilizantes orgânicos e de sistemas de rega eficazes para reduzir o consumo de água? Está muito avançado: a conceção de um jardim ecológico é a chave para uma melhor manutenção e desenvolvimento profissional.
Cobrir o solo com cobertura morta orgânica para conservar a humidade e regar menos, como mencionado anteriormente, é outra decisão excelente.
Além disso, encorajamo-lo a reciclar e reutilizar materiais no seu jardim. Pode utilizar os restos da poda como cobertura morta ou criar um composto com resíduos orgânicos para fertilizar. Apostar na energia solar para iluminar o seu jardim é, também, uma decisão recomendável.
Visando impulsionar mais a dimensão ecológica desta jardinagem sustentável, opte pelo autoconsumo e reserve uma parte do seu espaço verde para gerar os seus próprios alimentos.
As datas mais quentes exigem aumentar a atenção e os seus cuidados de jardinagem sustentável. O aumento das temperaturas e a exposição prolongada ao sol criam desafios para as plantas e o equilíbrio ecológico do espaço verde criado.
Para proteger o nosso oásis verde, é crucial considerar estes dois fundamentos:
Para promover a reutilização e o aproveitamento dos recursos na jardinagem sustentável, aplique este decálogo:
A conclusão é clara: a jardinagem sustentável deve converter-se no presente e no futuro dos seus espaços verdes. A Husqvarna proporciona-lhe apoio, critério, recomendações e os equipamentos pertinentes para crescer e consolidar-se nesta direção. Faça-o por si, pelo seu jardim e pelo planeta.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!