A poda é, por definição, cortar ou retirar os ramos supérfluos das árvores, videiras e outras plantas para que depois se desenvolvam com mais vigor. Mas, crescem os ramos das árvores com força se são podados em qualquer estação? Para muitos é surpreendente falar de poda primaveril, mas sim, ainda que à ‘priori’ não pareça, a primavera é uma boa altura para podar as árvores do seu jardim.
Neste artigo pode ficar a conhecer a razão para podar as árvores na primavera, como proceder e quais são as ferramentas, da nossa gama a bateria, adequadas para podar árvores.
É muito importante conhecer a família a que pertencem as suas árvores e as suas respetivas características para determinar em que época realizar a poda e conseguir os melhores resultados.
Muitas casas contam nos seus jardins com árvores de fruto que além de uma função estética produzem abundantemente frutos, caso sejam cuidadas corretamente.
Para tal, deve conhecer as características e necessidades das tipologias de árvores de fruto plantadas no seu jardim. Normalmente, se decide podar árvores de fruto durante o último mês de inverno, as cicatrizes irão desaparecer antes.
O mês de fevereiro é ideal para a poda de uma grande variedade de árvores de fruto. Pelo que se recomenda uma poda no inverno e não na primavera. Não obstante, existem exceções à norma geral. A seguir, explicamos-lhe quando podar as principais árvores de fruto.
Árvores como o limoeiro é recomendável podá-los em janeiro ou fevereiro, para incentivar uma boa produção de frutos, dado que ainda não brotaram as gemas das folhas dos ramos frutíferos das árvores. Este é o caso de espécies caducifolias como o álamo-branco, que precisa de uma poda no final do inverno.
Caso realize podas durante períodos frios pode fomentar o seu crescimento e regeneração, posto que o inverno é uma época em que as árvores estão inativas. A poda de árvores de fruto com caroço, como as cerejeiras ou as ameixieiras, ou as roseiras, é melhor serem realizadas após a recolha da colheita, já terminados os meses quentes. Este tipo de árvores não toleram bem a cicatrização em épocas frias, pelo que se recomenda podá-las no outono.
A poda perto da primavera assegura uma cicatrização das feridas da poda mais rápida. A primavera é uma época perfeita para corrigir o crescimento da árvore, dar forma à sua copa, eliminar ramos defeituosos ou mortos antes de florescerem e conseguir assim aumentar a colheita de frutos de qualidade.
A poda não só é uma técnica de manutenção dado que ajuda a sacar um maior rendimento a todos os níveis das suas árvores.
Se tem árvores jovens, não deve podá-las antes da primavera, dado que a madeira não é vigorosa e não resiste bem a condições meteorológicas adversas e climas muito frios.
Que ocorre se não se podam as árvores?
Eliminar os ramos em mau estado permite que a árvore respire muito melhor e receba mais luz. Graças a uma boa fotossíntese, as árvores irão desenvolver ramos mais fortes e sãos e as copas serão mais verdes e frondosas.
No caso das árvores de fruto, uma boa poda ajuda a uma melhor floração e a que a árvore dê melhores frutos.
Podar as árvores, portanto, tem um sem fim de benefícios e não apenas a nível ornamental, tal como explicamos anteriormente. No obstante, se no se poda a árvore ou se realiza esta ação de manutenção na época incorreta, a ferida infligida aos ramos e talos pode causar debilidade ou doenças como fungos ou pragas.
Ao podar as árvores deve ter em conta em que época deve sanear as suas árvores, que necessita e o tipo de poda que precisa de realizar.
Dependendo do tipo de árvore, será necessário praticar técnicas diferentes de poda para conseguir as formas e volume que se pretende. Além disso, não é recomendável realizar podas radicais, já que pelas feridas da poda perdem seiva e ficam debilitadas.
A Husqvarna conta com uma ampla gama de produtos a bateria que permitem realizar uma poda segura e eficiente.
As podadoras a bateria da Husqvarna oferecem altas prestações e veem equipadas com tubos telescópicos com os que podem alcançar 4 metros de altura, ideais para chegar a zonas elevadas e aparar ramos situados a grande altura. Este tubo pode ser separado, o que facilita o transporte e o armazenamento.
As podadoras a bateria simplificam tarefas de poda que à ‘priori’ não são tão simples. As nossas ferramentas a bateria têm a melhor tecnologia – são por isso máquinas leves, robustas, sustentáveis e ideais para trabalhar em cidades e áreas residenciais.
Ao empregar baterias e não motores de combustão, a contaminação acústica é mínima e a emissão de gases contaminantes para a atmosfera desaparece, pelo que a pegada de carbono reduz-se.
O modo SavE™ permite maximizar a potência e a autonomia da podadora, sem renunciar em nenhum caso ao desempenho da máquina. Alguns dos nossos modelos veem equipados com arnês para que o manuseamento da podadora ser mais simples.
Faça parte da nossa revolução a bateria!
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!