A jardinagem gótica tornou-se moda entre as gerações mais jovens. Uma tendência que nasceu nas redes sociais e que está a abrir novas possibilidades aos amantes da jardinagem. Este tipo de cenários não só viralizam nas redes sociais, como estão a chamar a atenção dos meios profissionais. Por isso, queremos aproveitar estas linhas para explicar-lhe em que consiste e como pode levar esta estética para sua casa.
O primeiro de tudo é entender a que nos referimos quando falamos da Geração Z. São os nascidos entre 1995 e 2005. A sua rede social por excelência é o TikTok. São nativos digitais a 100%, e é interessante descobrir quais são os seus gostos e inquietações. Uma das mais conhecidas ultimamente são os jardins góticos.
Este tipo de decoração tornou-se moda entre muitos deles. Com um estilo sombrio e carregado, tem muito que ver com o seu interesse pelos espaços mais relacionados com a fantasia. É difícil precisar os motivos que fixam este gosto. No entanto, é provável que esteja vinculado ao facto de que sejam nativos digitais. Pense em todos os universos de fantasia dos videojogos ou dos filmes e séries atuais. O estilo gótico pode ser uma boa aproximação a esses mundos. Então, em que consiste realmente esta estética?
Como são os jardins góticos?
Vamos a aprofundar algumas das suas características para compreender como funciona esta tendência entre a juventude.
Para começar, convém ter presente onde e como se origina. Este estilo era usual na época vitoriana. A ideia por detrás do desenho de qualquer jardim era o jogo com o excesso, a surpresa e a morte. Assim, eram habituais os elementos destinados à diversão, e outros pensados para assustar os visitantes. Abundavam as referências ao além, e elementos mais excêntricos que pudessem atrair as visitas. De alguma forma, pretendia-se realizar uma imersão num filme de terror. Estes são os componentes que vai necessitar se deseja recrear o seu.
Lápides, esculturas de pedra ou madeira esculpida com figuras assustadoras. Todos estes detalhes são a chave para obter um efeito impactante e produzir um clima de terror no jardim. Igualmente, pode recorrer a plantas de temporada. Por exemplo, as abóboras no outono ajudam a gerar uma decoração de arrepiar.
Um jardim não deixa de ser isso: um jardim. Que flores e plantas deve selecionar para crescerem nele? Ora, seguindo com os ditames góticos, o mais coerente é usar espécies que tenham uma relação direta com a bruxaria, a alquimia ou a morte. O dente de leão, as camomilas ou as amoras não devem faltar entre os seus cultivos.
Por outro lado, a iúca ou os fetos podem dar lugar a um espaço um pouco mais aterrador. Integre-as com inteligência.
Um jardim deste estilo tem que saber jogar com as luzes que o rodeiam. Bons exemplos desta tendência são os cantos escuros, isolados e com certo ar de mistério. Criar diferentes contextos vai-lhe servir para impressionar ainda mais os visitantes.
Se lhe está a interessar o mundo dos jardins góticos, aqui deixamos-lhe algumas recomendações que ajudarão a fazer o seu. São ideias e conselhos que serão de utilidade para o seu projeto:
Definitivamente, a jardinagem gótica não pode estar mais na moda. Se esta é uma estética de que gosta, é o momento de fazer uma mudança terrorífica ao seu jardim. Siga estas dicas e, para qualquer necessidade de material, não hesite em contactar-nos.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!