Os jardins privados e a biodiversidade podem reforçar-se mutuamente. Existe uma significativa relação entre a manutenção destes espaços verdes e o bem-estar dos seres vivos do seu entorno.
Se o tiver em conta, pode contribuir para a melhora ecológica do planeta sem que lhe custe demasiado.
Os cidadãos estão cada vez mais sensibilizados para a sustentabilidade e o cuidado do meio ambiente do planeta.
A biodiversidade é a variedade de seres vivos e as relações que estes estabelecem entre si e com o meio envolvente. Aplica-se tanto em geral — em relação com todo o planeta — como em específico em cada território, localidade ou vizinhança.
Uma das tendências nas novas cidades é torná-las mais verdes ou seja, melhorar a qualidade de vida através da incorporação de zonas verdes e áreas muito mais naturais.
Favorecer a biodiversidade nelas não só é possível, também é bastante positivo. Assim, mediante a correta manutenção do seu jardim pode estar a colaborar nesta direção.
Os jardins públicos e privados são oásis em qualquer espaço humano onde predomina o asfalto. Convertem-se em redutos de vida natural, pelo que são importantíssimos para a fauna.
Mesmo as espécies selvagens saem beneficiadas. São lugares onde aves e insetos, nas suas viagens migratórias, se detêm a descansar. Se nos permitir a comparação, são como as áreas de serviços nas autoestradas, só que em modo eco-sustentável para os animais.
Quer saber que recursos e gestos ajudam a converter o seu jardim em semelhante paraíso faunístico? Continue a ler.
Um pequeno gesto pode mudar o mundo. E você pode ser o protagonista de um bom número deles. De facto, se tiver um jardim, já está a contribuir positivamente.
Quaisquer das recomendações que lhe apresentamos a seguir multiplicará a sua pegada positiva para favorecer a biodiversidade.
Estes elementos vegetais proporcionam comida, refúgio e espaços para a reprodução a diversos pequenos animais. Mas claro, é importante planificar bem como o formar.
Combina, dentro do possível:
Se optar pelas espécies próprias da zona, obtém dois resultados muito positivos:
Já ouviu falar da função Rewilding Mode? Está incluída nos nossos corta-relvas mais sofisticados e reflete um compromisso claro com a biodiversidade.
Mediante uma sofisticada tecnologia de GPS, e com a ajuda da nossa avançada aplicação Automower Connect, pode reservar uma percentagem do relvado. Com que finalidade.? Deixá-lo mais habitável e útil para os polinizadores da zona. Nesse espaço, sem corte, podem viver e trabalhar muito melhor. Em especial as borboletas, as abelhas e os escaravelhos.
Só necessita da aplicação para estabelecer no mapa do seu jardim a zona de renaturalização desejada. A partir daí, o seu robô corta-relva respeitará sempre esse espaço vital para a fauna local. 10% é uma boa referência face ao total da sua área verde, ainda que possa aumentá-la ou diminuí-la ao seu gosto.
Entre os modelos compatíveis com esta fantástica possibilidade. figuram o 405X, o 450X NERA e o impressionante 435X AWD.
Uma estratégia valiosa é combinar espécies vegetais de diversas alturas. Se, além disso, colocar diversos tipos de solo, estará a conformar ‘habitats’ alternativos no cuidado do seu jardim. Deste modo, mais espécies animais irão encontrar o lugar que necessitam.
Planificar e ter conhecimentos são essenciais para acertar ao conectar os jardins privados e a biodiversidade.
Por exemplo, se pretender atrair esquilos a semelhante pomar de fruta, os pinheiros são a melhor opção. Por outro lado, colocar e distribuir pedras com critério permite-lhe criar refúgios para os pequenos animais. Assim, as salamandras e os escaravelhos sairão beneficiados. As telhas também costumam cumprir funções similares.
A água é um símbolo de vida, natureza e frescura. Dê-lhe protagonismo no seu jardim?
A ideia não é colocar nesse tanque nenúfares ou peixes de cores alheios ao ecossistema local. Só oferecer um novo lar ou acampamento base às espécies autóctones que precisam dele.
Conhecem-se com este nome as que quase não necessitam de água nem de manutenção para se desenvolver. São utilíssimas para travar a erosão, consumem muita pouca água e melhoram a viabilidade da fauna do entorno.
Definitivamente, os jardins privados e a biodiversidade formam uma dupla ganhadora que se retroalimenta. Se quer contribuir com o seu grão de areia em benefício do planeta e dos seus ecossistemas, aplique estes conselhos. Tem uma dúvida ou necessita de um equipamento ‘top’? Contacte-nos!
Os robôs corta-relvas Automower® da Husqvarna realizam sempre um corte perfeito. Trabalham 24 horas por dia, 365 dias do ano, faça chuva ou faça sol. Além disso, a gama dispõe de modelos para todas as necessidades: desde jardins urbanos de tamanho reduzido até superfícies complexas de até 5 mil m². São silenciosos, consumem pouca energia e não geram emissões de gases com efeito de estufa.
ver mais Robôs Automower®Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!