A jardinagem ecológica é uma tendência consolidada. Cada vez estamos mais sensibilizados para a necessidade de proteger o nosso planeta e, por isso, dispostos adotar boas práticas.
Quer saber quais são?
É uma jardinagem que utiliza os meios próprios da natureza para criar um jardim sustentável, ou seja:
Sabia que esses elementos químicos filtram-se na terra e acabam alojados nas águas subterrâneas? Nesta jardinagem só se utilizam recursos naturais para cuidar da nossa saúde e a do planeta.
Certamente, um jardim ecológico é um espaço de vida que melhora a existência e gera oxigénio, alimento e beleza natural. Especialmente quando se cria e gere com critérios sustentáveis.
A modo de resumo, estes são os quatro fundamentos que identificam os jardins sustentáveis:
Quais são os conceitos e os critérios com que deve familiarizar-se para ter um jardim sustentável? Tome nota e não hesite em adotar esta filosofia verde, ainda que seja só parcialmente:
Se está interessado na jardinagem ecológica, só depende de si trabalhar com afinco. Antes do que supõe, se se decide, vai-se sentir orgulhoso do seu jardim sustentável.
Chegados a este ponto, vamos dar-lhe cinco conselhos adicionais aos critérios, princípios e técnicas que mencionamos anteriormente. São o ponto de partida para essas boas práticas de jardinagem com que irá triunfar.
Se não pode implementá-los todos, não é muito importante: qualquer deles, por si só, já supõe um grande passo para a sustentabilidade.
Escolher um sistema de rega eficiente é uma questão capital para a jardinagem sustentável. Além de utilizar a água de chuva, deve otimizar o seu aproveitamento. O melhor é copiar os padrões da natureza de criação e distribuição no seu jardim.
O consumo de água desta espécie é enorme: mais de 10 litros por dia e metro quadrado. Quer realmente um espaço verde sustentável? Substitua-o por outras alternativas naturais como a cascata-de-prata, as festucas, o trevo-anão ou o musgo.
Reciclar o nosso próprio lixo orgânico e convertê-lo em alimento, substrato e proteção para o seu jardim é uma grande ideia. Considera-se composto qualquer material orgânico que ajude às plantas a crescer quando o coloca no solo. Como é realizado por fungos, bactérias e vermes de forma aeróbica, não produz odores. A terra é muito mais fértil se o aplicar!
Seja dos que obtém alimentos — verduras, hortaliças, legumes e frutas — que come na sua casa. Além disso, também lhe proporcionam infusões e produtos com que pode fazer sumos. Indiretamente, estará a evitar os gastos de energia, transporte e produção derivados da sua compra nas lojas.
Aplique fundamentos de sustentabilidade ao comprar os seus equipamentos. Assim, é melhor comprar corta-relvas a bateria que corta-relvas a gasolina. Além disso, a qualidade da Husqvarna assegura produtos excelentes com uma maior durabilidade. Não hesite em escolher a maquinaria do nosso catálogo. É outro fator capital para cuidar do meio ambiente!
Sem dúvida, a jardinagem ecológica é mais que uma tendência: chegou para ficar. Ainda que não aspire a ter jardins cem por cento sustentáveis, os seus princípios são sempre bem-vindos.
Os corta-relvas da Husqvarna são resistentes e fiáveis e proporcionam o máximo desempenho e eficiência. Além disso, todos os modelos de corta-relvas destacam-se pela sua ergonomia, leveza e facilidade de uso e dispõem de um sistema de arranque fácil.
ver mais Corta-relvaNão perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!