Robô corta-relva sem cabos delimitadores guiados por satéliteAnalisamos a gama Automower® NERA da Husqvarna, um robô corta-relva sem cabos delimitadores que utiliza a tecnologia GPS por satélite. Venha conhecê-lo!
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Com ou sem cabos: há um robô corta-relva para cada jardim

Seguramente que um robô corta-relva parece-lhe uma invenção genial, já que este dispositivo é capaz de manter a altura desejada sem ter que fazer nada mais que o colocar em marcha. No entanto, estes equipamentos contam com uma limitação. Necessitam que o terreno a aparar esteja bem definido. Habitualmente, para marcar a superfície de trabalho, usam-se cabos delimitadores. Se não dispõem dessas marcas físicas, acabam por equivocar-se e sair do espaço de trabalho. Para resolver este problema, a tecnologia acaba de dar um novo passo.

Os novos robôs corta-relva, como a nossa gama Automower® NERA, podem empregar tecnologia por satélite para recorrer uma área sem se perder. Sem dúvida, uma combinação perfeita, já que não é necessário indicar ao dispositivo onde deve girar: ele sabe-o.

Robô corta-relva, com ou sem cabos?

Os robôs corta-relva já são usadas para nos ajudar a cuidar de jardins, parques e outros espaços verdes há mais de uma década. Estas máquinas são estupendas, pois trabalham silenciosamente e sem descanso, mantendo a relva no nível ótimo de altura.

No geral, necessitam dos limites do terreno onde vão trabalhar. Por tanto, se vai utilizar um aparelho deste tipo, o primeiro que deve fazer é perimetrar perfeitamente o espaço com os chamados cabos delimitadores.

Estes cabos formam uma espécie de linha de fronteira que o robô no irá cruzar. Instala-se tapados pelo relvado e avisam o robô quando se aproxima deles. A sua colocação é relativamente complexa e há que seguir cuidadosamente as instruções do fabricante para não cometer erros que confundam o robô o deixem “escapar” do perímetro.

Para funcionarem bem, devem ser colocados partindo da base de alimentação do equipamento e rodeando todo o perímetro do terreno. Além disso, convém deixar buracos de segurança com paredes, muros, valas ou árvores, o que pode ocasionar que alguns lugares não fiquem perfeitamente aparados. No obstante, pese a esta relativa incomodidade, os corta-relvas com cabos delimitadores funcionam muito bem. Quando encontram este limite, mudam de direção e continuam a trabalhar sem problema.

Robôs sem cabos delimitadores

Para evitar a instalação dos cabos e os seus inconvenientes, foram desenvolvidos dispositivos que não requerem estas marcas. Em concreto, estes corta-relvas sem cabos delimitadores podem funcionar com:

  • Sensores. Estes equipamentos possuem sensores capazes de detetar o relvado e outros materiais. Quando “lê” uma superfície diferente do relvado, corrige o seu rumo. Mas só são capazes de funcionar em espaços fechados, porque, se não, continuariam a avançar enquanto exista relvado, seja do seu jardim ou de outro.
  • Balizas. Estas marcas situadas em pontos concretos da zona informam o robô da sua posição.
  • Câmaras. Existem equipamentos dotados de dispositivos de visão (câmaras de vídeo) que permitem à máquina reconhecer os limites do terreno a cortar, assim como obstáculos intermédios.
  • GPS. Neste caso, o robô usa o sinal GPS para encontrar os limites da parcela que deve cortar. No entanto, até agora, esta tecnologia não era o suficientemente precisa para que os aparelhos fossem capazes de trabalhar com eficácia em espaços reduzidos. Por sorte, isso mudou com a última novidade da Husqvarna.

A gama única Automower® NERA da Husqvarna

A nossa proposta é revolucionária: um robô corta-relva capaz de guiar-se por GPS com uma precisão total. O resultado é o Automower® NERA, uma gama de equipamentos que vão transformar este mercado.

Este robô usa o sistema Husqvarna EPOS (Sistema Operativo de Posicionamento Exato) para operar. Este nome já dá uma ideia bastante certeira de que consiste: o dispositivo utiliza tecnologia por satélite para reconhecer os limites exatos do terreno e percorrê-lo sem necessidade de cabos delimitadores.

Além disso, alguns dos modelos da gama Automower® NERA, como, por exemplo, o 430X NERA e o 450X NERA , estão dotados também de radar. Este sistema permite-lhes detetar objetos inesperados no seu caminho e evitá-los.

Em qualquer caso, a gama é composta por três modelos, cada um deles adaptado a dimensões e desempenhos concretos.

Como funciona o robô corta-relva sem cabos delimitadores?

O funcionamento dos Automower® NERA é muito simples. Como utilizador, basta descarregar a ‘app’ Automower® Connect para configurar o “mapa” que utilizará o robô. Graças a esta aplicação para dispositivos móveis, irá marcar zonas de trabalho flexíveis e áreas temporariamente interditas, além de outras necessidades.

O robô vai lendo essa informação e autolocaliza-se graças à tecnologia GPS. Com uma precisão de centímetros, esse sistema indica-lhe em que ponto exato se encontra em todo o momento, pelo que terá a segurança de que não entrará no espaço interdito.

Como vê, com qualquer destes dispositivos, estará em disposição de manter o seu relvado em perfeitas condições sem se preocupar com os limites do terreno. Assim, um robô corta-relva sem cabos delimitadores é a solução definitiva para a manutenção do jardim ou de amplos espaços verdes.

¡Partilhe este artigo!

Máquinas relva e relvado Robôs corta-relva Husqvarna Automower®

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.