Como evitar a praga do escaravelho-vermelho
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Como evitar a praga do escaravelho-vermelho

O escaravelho-vermelho é um perigoso inimigo do seu jardim, uma praga que convém prevenir e aprender a combater. Se quer manter um espaço verde e bonito no seu entorno, deve cuidá-lo e não descuidar a sua preparação. A Husqvarna procura facilitar-lhe esta tarefa. Por isso, neste conteúdo proporcionamos os conhecimentos e os elementos adequados.

Tenha em conta que um jardim cuidado não apenas melhora a estética doméstica, também se torna num espaço mais aproveitável para relaxar e conectar com a natureza. Ao prevenir as pragas, impede que as suas plantas sofram danos irreparáveis.

O maior perigo é que se propaguem com rapidez e afetem muitos exemplares. Em concreto, este inseto alimenta-se da seiva das palmeiras, que debilita e acaba por matar.

Para extremar o cuidado do jardim, deve realizar tarefas básicas como a rega adequada, a poda regular e a eliminação de ervas daninhas. Claro, tem que se manter alerta para detetar qualquer sinal de infestação: folhas murchas, manchas ou a presença de insetos daninhos. Quanto antes identificar o problema, mais fácil se tornará controlá-lo e minimizar os danos.

Que é o escaravelho-vermelho

O protagonista desta temida ameaça é uma espécie de escaravelho que se alimenta das palmeiras até as debilitar e, no pior dos casos, matá-las. Ainda que tenha a sua origem na Ásia, estendeu-se para diversas partes do mundo, da América Latina à Europa. A sua velocidade de propagação é muito alta, porque se reproduz a grande velocidade e apresenta uma enorme resistência aos métodos tradicionais de controlo de pragas.

Por isso, quando invade uma zona verde, costuma ser extremamente difícil de erradicar. As larvas do escaravelho alimentam-se do tecido interno das palmeiras e provocam a queda prematura das suas folhas. Ademais, deposita os seus ovos dentro dos troncos, o que complica enormemente a sua deteção e controlo.

O problema aumenta quando se converte numa ameaça para outras plantas à volta, a que costuma migrar em busca de alimento.

É vital que adote medidas preventivas para proteger o seu jardim deste escaravelho. Sobretudo, deve implementar estas práticas:
Como o combater

Em especial, a existência de buracos nos troncos e a queda prematura das folhas.

Recorra a profissionais em controlo de pragas para garantir resultados efetivos com a rapidez requerida.

 

Para o prevenir, pode ativar estes dois protocolos de luta:

  • Integrado. Implica o uso de nemátodes entomófitos ou químicos conforme as épocas do ano.
  • Químico. Os produtos costumam ser administrados a cada sessenta dias, seguindo uma planificação pré-estabelecida.

Sintomas de infestação por escaravelho-vermelho

A primeira ideia que deve recordar é que as palmeiras infestadas podem não dar nenhum sinal de alerta durante meses. Por isso, é prioritário que se mantenha alerta, especialmente se se aperceber da existência desta praga por perto.

Os principais indícios em que se deve fixar são:

  • Existência de buracos nos troncos das palmeiras. São ocasionados pelas larvas do escaravelho-vermelho ao alimentar-se do tecido interno da planta. Além disso, aparecem excrementos ou restos de material fibroso perto dos orifícios.
  • Presença de folhas amareladas, obstruídas (sobretudo no centro) ou murchas. Este inseto afeta o sistema vascular da planta e impede o seu correto funcionamento e nutrição.
  • Folhas exteriores caídas e centrais com as extremidades retorcidas. As mais ternas da parte central têm uma aparecia descaída.
  • Aspeto débil nas palmas infestadas, assim, como crescimento lento e menor produção de novas folhas.
  • Exsudações gomosas no tronco. Só no caso da Phoenix dactylifera.
  • Rebentos em forma de W e partes da folha roídos na copa.

 

Que danos ocasiona?

Tenha bem presente, estamos a falar de uma praga devastadora que representa um grande risco para o seu jardim. Como já sabe, o seu alimento principal são as palmeiras — tanto jovens como adultas —, às quais ocasiona graves danos estruturais e de saúde. A árvore afetada fica debilitada e acaba por perder a sua capacidade para absorver os nutrientes e a água. Como resultado, as suas folhas murcham e acabam por morrer.

Além de destruir palmeiras, este inseto põe em perigo a vida de outras plantas próximas. A sua propagação é muito veloz e converte-se numa situação extremamente destrutiva.

Não subestime os danos que desencadeia, dado que as suas consequências costumam ser fatais para a saúde e beleza das suas plantas.

Entre os métodos efetivos de controlo que deve aplicar ante esta praga, aconselhamos os seguintes:
Que fazer se já está no seu jardim. Práticas e produtos recomendados

… formulados com ingredientes ativos capazes de atacar o inseto e eliminá-lo.

Os mais frequentes são o imidacloprid e o óleo de margosa. Siga as instruções do fabricante e utilize-os de forma segura e responsável. O protocolo integrado demonstrou uma maior eficácia quando já há uma praga. O acompanhamento de endoterapia a baixa pressão costuma ser valioso.

… sustentadas em atrativos sexuais para atrair e capturar o escaravelho-vermelho macho. Deste modo, interrompe o seu ciclo de reprodução. Está especialmente indicado em etapas iniciais da infestação.

… para retirar as partes danificadas e minimizar a população de insetos daninhos. As motosserras de poda da nossa loja irão ajudá-lo a acometer este processo com total garantia.

… em jardins vizinhos e ponha em prática medidas preventivas, como inspecionar regularmente os seus exemplares em busca de sinais de alarme

Insistimos na ideia: a prevenção é a chave. Além das medidas já mencionadas, como inspecionar as suas palmeiras com assiduidade e atuar sem demora se reparar no menor indício, atue deste modo:
Aposte na prevenção

Retire, sobretudo, os restos de poda e as folhas caídas, nas quais este inseto costuma reproduzir-se.
Evite transportar palmeiras infestadas para outros locais, para não propagar a praga para áreas não afetadas.

Aplique um programa regular de manutenção para as suas palmeiras, dotado com fertilização adequada, rega e poda adequada.

Evitar estas pragas em palmeiras do seu jardim está ao seu alcance. É fundamental prevenir. Caso contrário, quando se aperceber de que o escaravelho-vermelho as atacou, será demasiado tarde. Contacte um horto! A Husqvarna possui os recursos e o saber fazer para ajudar a manter as suas áreas verdes com o esplendor que lhe agrada.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem Pragas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.