Por que é fundamental preparar a motosserra para a temporada de poda?
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Por que é fundamental preparar a motosserra para a temporada de poda?

Dedica-se à jardinagem de forma profissional ou como passatempo? Sabe seguramente do importante que é preparar a motosserra para podar. Esta altura do ano é decisivo para que as plantas e as árvores cresçam de forma saudável. E também é a melhor maneira de garantir uma estética perfeita no seu jardim. Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Contamos-lhe todos os detalhes a seguir!

Antes do mais, é preciso deixar claro para que serve e em que consiste a poda. Este é o processo em que se eliminam os ramos ou a parte supérflua de árvores e plantas de qualquer terreno. É uma ação que pode responder, principalmente, a diversos motivos
Por que é necessário podar na temporada?

Neste caso, a poda pretende manter uma estrutura entre as plantas e as árvores. Corta-se alguns ramos por razões estéticas. Quer seja para manter a forma ou para não escurecer o espaço.

A poda também desempenha uma clara função de conservação de que as plantas beneficiam. De facto, necessitam para continuar a crescer e desenvolver-se.

No caso das árvores na via pública ou em jardins privados, será útil prescindir dos ramos mais débeis. Assim, prevenimos roturas de qualquer tipo.

As plantas que produzem um fruto reclamam suprimir as partes que só consomem a sua energia.

As plantas com partes mais envelhecidas podem livrar-se delas. Deste modo, só ficam as partes mais sãs e fortes.

Indo mais ao concreto, queremos explicar-lhe porque o seu jardim vai beneficiar tanto desta ação. Estes são os principais motivos:
Quais as vantagens de podar as plantas

No caso das árvores de fruto, este receberá mais nutrientes. Assim, a planta estará mais sã e forte.

As árvores mais altas podem ter ramos que criem sombras para o jardim. A poda serve para recuperar luz e gerar uma maior sensação de amplitude.

A poda é, também, um recurso quase higiénico para as árvores. Ao não desbaratar a sua energia, a vegetação está mais saudável.

Que temporadas são as melhores para a poda

Tem sempre a opção de podar em qualquer momento do ano. E, de facto, se observar crescimentos irregulares, o recomendável é cortar esses ramos, seja quando for. Sendo que é certo que há algumas épocas em que esta atividade é mais favorável. Vejamos quando convém podar em temporada:

  • Durante o outono –  A grande vantagem que esta estação tem é que os ramos estão livres de folhas. Assim, poderá ver com facilidade a estrutura de cada planta e de cada árvore. Definitivamente, poderá determinar que partes conservar e quais não.
  • Princípio do verão – Esta é outra alternativa bastante boa. Aqui conta com uma vantagem interessante e é que as possíveis feridas que se produzam nos ramos vão ser curadas muito rapidamente.
  • Final do inverno  Este é um bom momento para as árvores com bagas. Costumam ter reservas de energia e, portanto, suportam a poda sem complicações. Se lhe interessa analisar em profundidade esta questão, pode fazê-lo visitando este artigo.

Importância e como preparar a motosserra para podar

Para realizar esta manutenção só vai necessitar contar com uma motosserra de poda. Por isso, deve tê-la a postos. Isto ajudará não só realizar melhor esta tarefa, sendo que constituirá uma boa forma de manter a máquina em perfeitas condições a qualquer altura. Vamos ver que tarefas recomendamos-lhe fazer de forma preventiva:

  • Limpar o filtro de ar. Tê-lo sujo pode fazer que o seu rendimento vá diminuindo. Além disso, quando mais tempo dure a sujidade nele, mais probabilidades há de que a sujidade endureça e seja mais difícil de retirar.
  • Vigiar a vela de ignição. É preciso tê-la limpa e contar com um modelo atualizado que funcione. Caso contrário, a motosserra não operará da forma correta, e pode entorpecer o seu processo de poda.
  • Preste atenção à corrente. Qualquer problema nela pode ter bastante gravidade no futuro, e mesmo ser um risco de segurança. Por isso, verifique-a antes de a utilizar.
  • Durante o seu uso, controle a refrigeração. Especialmente a primeira vez que voltar a usá-la. Pense que se o motor aquece em demasia, o aparelho pode estragar-se. Portanto, o melhor sempre é contar com ferramentas de qualidade, como as que lhe oferecemos na nossa loja ‘online’.

Definitivamente, preparar a motosserra é um passo prévio decisivo para conseguir uma poda de êxito. E, também, para ter a sua maquinaria de jardinagem sempre a postos e em perfeitas condições. Com estas medidas preventivas, conseguirá alongar muito a sua vida útil. Se necessita de aconselhamento, não hesite em nos consultar.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem motosserras

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.