Procura uma planta que decore a sua casa e que, em simultâneo, tenha uma manutenção simples? Gosta das espécies suculentas? E de jardinagem?
Muitas perguntas para uma única resposta: planta-jade.
Voltamos com um novo post pensado para os amantes das plantas e da jardinagem em geral. Hoje trazemos a planta-jade, denominada cientificamente Crassula ovata.
Quase de certeza que já viu a nossa protagonista de hoje a decorar uma divisão de um espaço interior, pois com o tempo ganhou popularidade entre os amantes da decoração. Com um porte arbustivo, esta espécie destaca-se pela sua aparência e a sua simplicidade de cultivo.
A seguir, não só ficará a saber que é a planta-jade, também descobrirá como se cultiva e como deve ser cuidada, que necessita para crescer na sua plenitude.
Começamos?
Já é habitual que neste tipo de artigos comecemos por explicar-lhe que é e quais são as características principais da planta. Vamos manter o padrão.
Ao cultivar uma nova espécie, é útil conhecer as diversas particularidades que possa ter, pois estas o/a vão ajudar a compreender melhor como a cuidar e os seus requisitos de plantação.
A planta-jade, conhecida cientificamente como Crassula ovata, é uma planta de porte arbustivo originária de África e muito popular na ornamentação interior. De crescimento rápido, é uma espécie resistente de baixa manutenção.
Agrupa-se dentro das plantas suculentas, pois as suas folhas são as encarregadas de armazenar a água e os nutrientes que necessita para crescer e sobreviver.
Os seus ramos são grossos e a sua folhagem é perene.
O caule da planta-jade caracteriza-se por crescer até se tornar lenhoso. Além disso, as suas folhas de cor verde jade (daí o seu nome) conferem-lhe um aspeto muito belo, ideal para decorar uma divisão de uma habitação.
Sob as condições ideais, esta planta desenvolve flores brancas ou cor de rosa, de pequeno tamanho. A floração começa com a chegada do outono e termina com o começo do inverno.
Se há algo que faça destacar a planta-jade, aparte a sua aparência, é a sua simplicidade de cultivo. Trata-se de uma planta resistente, de crescimento rápido e pouca manutenção, algo que sem dúvida está relacionado com o facto de ser uma espécie suculenta.
O mais importante ao plantar uma Crassula ovata é ter em conta a luz, a rega, as temperaturas e os adubos. Se souber isto, tem praticamente encaminhado o sucesso do cultivo da planta-jade.
A seguir, vamos mostrar-lhe os cuidados de que a planta-jade necessita.
Tal como mencionado anteriormente, é uma planta que se cultiva no interior. Por isso, deve ser plantada num vaso adequado. Com vaso adequado referimo-nos a um vaso de barro/argila.
Porquê este recipiente?
Este tipo de material é perfeito para as plantas suculentas pois drenam muito bem os excessos de água(como verá mais adiante, não tolera os alagamentos).
Quanto à iluminação, a planta-jade necessita de muita luz para crescer de forma sã, pelo que o melhor é colocar o vaso perto de uma janela para que entre a luz solar durante várias horas.
Atenção, nunca luz solar direta.
Se lhe proporciona luz em demasia, conseguirá que as suas folhas mudem um pouco de cor, tornando o seu bordo um tom avermelhado muito bonito. Mas, como ocorre muitas vezes, os excessos nunca são bons.
Ainda que de aparência bonita, correrá o risco de que a folhagem acabe por secar.
Quanto à temperatura, a planta-jade tolera os climas temperados, sendo o mais aconselhável temperaturas em torno aos 20 a 25⁰C. Procure que nunca desçam abaixo dos 4⁰C.
As plantas suculentas costumam ser cultivadas num substrato algo poroso, mas a planta-jade é melhor ser plantada numa mistura que contenha terra de jardim, perlite e areia.
A terra que usar deve drenar bem a água da rega, já que esta espécie não tolera os alagamentos ou encharcamentos.
Como planta suculenta, a planta-jade necessita de poucas regas. A água armazena-se nas suas folhas pelo que não é indispensável que se regue tão habitualmente como outra vegetação.
Recomendamos-lhe que deite água unicamente quando observar que a terra está completamente seca. Caso contrário, pode provocar o apodrecimento das raízes e a queda repentina das folhas.
Além disso, assegure-se de que a água não fique acumulada no prato inferior do vaso – caso tenha posto um.
O normal em relação a regas é o seguinte:
No verão, já que as temperaturas são mais elevadas, o aconselhável é regar duas vezes por semana, diminuindo a frequência quando chegar o inverno. Mas, antes de deitar água, recorde-se de verificar a terra.
Adubar, sim ou não? Durante a primavera e o verão, recomendamos-lhe que forneça um extra de nutrientes para que a planta cresça mais sã.
Use para tal adubos e fertilizantes orgânicos ou os específicos para espécies suculentas. Caso tenha dúvidas, o melhor é deslocar-se a um centro de jardinagem, onde lhe poderão aconselhar de forma mais concreta.
A planta-jade no é muito propensa a ver-se afetada por numerosas pragas ou doenças, mas, como ocorre com as plantas suculentas, pode sofrer o ataque de ácaros, cochinilhas ou fungos (como a podridão).
Assim termina este artigo. Esperamos que lhe venha a servir de ajuda com a sua planta-jade.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!