Voltamos com mais uma ficha de plantas que seguramente vai-lhe agradar.
Tem um jardim aborrecido e sem “sal”? Não sabe como decorar um espaço? Gosta de plantas com flores coloridas? Se sim, fixe esta palavra: petúnia.
Neste novo post do blogue Dicas de Jardinagem vamos-nos centrar nesta espécie ornamental tão famosa. Vamos apontar as suas características mais importantes, a aparência que tem, os usos principais e os cuidados de que necessita para se desenvolver adequadamente.
Portanto, uma ficha completa que lhe servirá de inspiração.
O género petúnia abarca umas 23 espécies de plantas, todas elas nativas da América do Sul, como indicamos no quadro anterior.
As petúnias são espécies de folhagem perene (mantêm-se verdes durante todo o ano, mesmo no outono), pelo que, ao decidir-se por esta planta para decorar o seu jardim, estará a optar por um jardim sempre verde.
De facto, tratam-se como espécies anuais.
A petúnia cresce formando maciços e como veremos mais adiante, esta característica converte-a na planta perfeita para decorar espaços como as ilhas separadoras.
São de baixa estatura. As variedades mais altas chegam a medir uns 60 centímetros de altura. As folhas da petúnia desenvolvem-se de duas formas, oposta ou alterna, são alongadas ou arredondadas e têm os bordos inteiros.
Quanto às flores…
A floração da petúnia é o seu ponto mais atraente. Pode ter diversas cores, crescem de forma solitária e axilares nos ápices dos ramos. O seu cálice é como um tubo (tubular) e a coroa assemelha-se a uma trombeta.
A petúnia desenvolve uma floração muito abundante em especial desde o princípio da primavera até ao final do outono. Durante estes meses conseguirá um jardim colorido e bonito. Além disso, algumas variedades desprendem cheiro.
Que mais se pode pedir?
Como já estará a imaginar, e sobretudo depois da secção anterior, a petúnia é uma das plantas mais adequadas para a ornamentação de jardins e espaços verdes.
De facto, é uma das mais empregadas (de acordo com as estatísticas).
Características como o desenvolvimento maciço ou a floração abundante e colorida, convertem-na na planta ideal para decorar divisórias, caminhos e bordos do jardim. E não apenas isso — também é muito atraente para cultivar em vasos individuais.
Caso se decida por esta espécie tão bonita, seguramente que não se arrependerá.
O espaço ideal para cultivar é aquele em que receba luz solar suficiente. Também podem ser plantadas em zonas de sombra parcial, mas a floração será menor.
A localização também dependerá da espécie. Há petúnias que são rasteiras, pelo que se devem cultivar numa área em que tenha espaço suficiente para crescer.
Como referimos na secção anterior, a petúnia prefere estar localizada em lugares em que receba luz solar suficiente. 4 ou 5 horas diárias devem ser mais que suficientes.
Deve ter cuidado com o excesso de exposição solar, pois, uma sobre exposição pode danificar as folhas e as flores.
Ao plantar uma petúnia também deve ter em consideração o tipo de terra a usar.
A compostagem orgânica e convencional é uma boa opção. No entanto, se a cultiva em húmus, vai agradecer-lhe. Prefere um substrato que retenha a humidade, mas que drene bem.
Além disso, deve ser rico em nutrientes para assim poder crescer adequadamente e no máximo esplendor.
La petúnia é uma espécie que se adapta facilmente aos períodos de seca e às temperaturas altas, pelo que não é necessário regá-la tão frequentemente como outras plantas.
No verão, basta regar uma ou duas vezes por semana — é suficiente (sempre e quando o clima seja o adequado). Durante o inverno, pode espaçar as regas até aos 15 dias.
Não encharque e não molhe as flores.
Retire as flores murchas e as folhas que estejam em mau estado. Assim estimulará o crescimento de novos rebentos e nova floração.
Pode-as até metade depois da sua primeira floração.
A sua plantação de petúnias também lhe agradecerá (e muito) que a fertilize de vez em quando. Pode fazê-lo uma vez ao mês e para tal empregue um fertilizante específico para plantas de flor.
Neste caso, como recomendamos sempre, caso tenha alguma dúvida, contacte o centro de jardinagem ou o horto em que adquiriu a petúnia, pois, um excesso de fertilizante pode ser muito prejudicial.
Agora a parte mais temida por qualquer amante da jardinagem: as pragas e doenças.
Uma das mais habituais na petúnia (e que seguramente conhece) é a praga do pulgão. Quando a seu planta está afetada por estes organismos, deve aplicar-lhe um fungicida sistémico. Num dos nossos artigos poderá encontrar mais informação sobre a praga de pulgões.
O ácaro-vermelho aparece com o calor e ataca as folhas da planta.
E claro, os vermes, os caracóis e as marachombas. Estes insetos devoram e esburacam as folhas e as flores.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!