Voltamos com mais uma ficha de plantas cujo protagonista absoluto vai ser a nogueira.
Neste novo artigo do blogue afastamos-nos um pouco do habitual para lhe contar tudo sobre esta espécie arbórea tão difundida na Europa. Como deve saber, a nogueira produz um dos frutos mais populares: a noz.
Neste post vamos falar das características mais importantes da nogueira e quais são as condições de cultivo que se devem cumprir para que se possa desenvolver corretamente.
Vamos lá então.
A Juglans regia, conhecido popularmente como nogueira, é uma espécie distribuída por uma grande quantidade de territórios, desde a Europa até ao sudoeste asiático. Como deve saber, esta espécie cultiva-se maioritariamente pela fruta que produz (a noz) e pela sua madeira (de grande qualidade).
Mas vamos por partes.
A nogueira é uma árvore de folhagem caducifólia, que pode chegar a alcançar uns 30 metros de altura (aproximadamente) e uns 2 a 3 metros de diâmetro. É uma espécie muito ramificada, com uma copa muito ampla que projeta uma sombra densa sob ela.
O seu tronco é robusto e de uma tonalidade esbranquiçada.
A nogueira tem uma folhagem de caráter caducifólio, ou seja, as suas folhas secam-se e caem quando chega o outono. Estas desenvolvem-se de forma alternada e são compostas, ovaladas, de margem inteira e tem um comprimento de aproximadamente 30 centímetros.
As folhas desta árvore brotam mais tarde que as de outras espécies. Aparecem na primavera, junto com as flores.
E como são as flores?
A nogueira tem floração masculina e feminina. As primeiras desenvolvem-se em amentilhos de cor amarelo-esverdeado, cilíndricos e distribuídos nos terminais dos rebentos do ano anterior. As femininas crescem individualmente ou em grupos de cinco.
Das flores femininas nascem os frutos.
Falando de frutos… se a nogueira é conhecida é pelas nozes. Estas são frutas que guardam no seu interior a semente.
Amadurecem entre agosto e outubro.
Um dado curioso a respeito da produção de frutos, é que a nogueira começa a desenvolver as nozes quando já tem uns anos de vida (por volta de 10 anos).
Como mencionado anteriormente, a nogueira é uma das árvores de fruto mais comuns na Europa. Uma das suas principais características e razão pela qual cultiva-se é a sua produção de nozes.
Na atualidade, esta espécie arbórea cultiva-se quase exclusivamente para a comercialização dos seus frutos, os quais são consumidos de diversas formas.
Mas esta não é a sua única aplicação.
A beleza, dureza e qualidade da sua madeira, convertem-na numa árvore muito apreciada na marcenaria. A sua madeira é resistente a fendas e pode ser polida ou lixada com grande facilidade.
Os seus usos mais habituais são o fabrico de pranchas, chapas finas, tábuas e revestimentos interiores.
E como muitas espécies que temos analisado neste blogue, à nogueira também se lhe atribuem uma grande quantidade de propriedades medicinais . Não existe prova científica que permita afirmar que estas propriedades são reais, no entanto, existe a crença desde há muitos anos.
Cultivar uma planta não é uma tarefa que se deva fazer de forma ligeira e muito menos se é uma espécie como a deste artigo. As regas, a temperatura ou o substrato, são aspetos muito a ter em conta se se procura o crescimento ótimo.
Os cuidados básicos da nogueira são os seguintes:
Como vê, a nogueira é muito simples de manter. Basta ter em conta os aspetos mencionados e obterá uma árvore sã.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!