Nesta ficha de plantas vamos abordar uma planta muito utilizada para usos ornamentais como jardins e principalmente no mundo das floristas. Converteu-se na flor tendência por excelência para eventos e sobretudo para casamentos, falamos do mosquitinho.
A sua flor de pequeno tamanho faz dela uma planta muito combinável com outras espécies de flores grandes, fornecendo uma grande luminosidade, por exemplo, como complemento de arranjos florais.
Se pretender saber mais acerca desta planta, continue a ler.
O mosquitinho, também conhecido como véu de noiva, cravo do amor, ou branquinha, é a espécie mais conhecida da Gypsophila. É uma planta de 90 a 120 centímetros, muito ramificada e composta por ramalhetes de pequenas flores dispostas em panículas de cor branca, com um diâmetro de 3 a 10 milímetros e com cinco pétalas.
As suas folhas são opostas, de ponta de lança e de cor verde, com uns 7 centímetros aproximadamente. Trata-se de uma planta herbácea, que morre durante as estações em que não floresce, neste caso, no inverno. Como costuma ocorrer com este tipo de plantas, o caule do mosquitinho é lenhoso, tem de oito ramificações e tem um crescimento reto e rígido. As suas raízes, em forma de rádio, são formadas por uma raiz vertical de onde nascem numerosas raízes que medem entre 1 e 2 metros aproximadamente e podem alcançar até os 3 centímetros de grossura.
O mosquitinho floresce durante os meses de verão, é uma planta que necessita de uma grande quantidade de luz e um clima seco para favorecer o seu crescimento. É muito sensível às temperaturas baixas. Nos climas tropicais cultiva-se quase durante todo o ano, exceto durante a temporada de inverno.
O mosquitinho, como mencionado anteriormente, necessita de estar exposto a grandes quantidades de luz solar para que a sua floração decorra com normalidade. O adequado é, aproximadamente, entre 12 a 18 horas de exposição solar. Além disso, deve ser acompanhado de altas temperaturas, mas que não excedam os 35º C. Quanto mais alta for a temperatura, com maior rapidez se desenvolve a floração.
A luz artificial também é necessária em certos períodos, como a indução e o início da floração. Costuma-se aplicar a partir da terceira ou quarta semana após a plantação.
O cultivo do mosquitinho realiza-se mediante estacas com entre 7 e 10 centímetros que procedem da planta mãe, com três pares de folhas. A seguir, introduzem-se em areia durante os meses de verão com rega contínua para manter um nível de humidade constante.
Para levar a cabo o cultivo do mosquitinho, pode empregar diversas técnicas, como:
Assim termina o artigo de hoje. Esperamos que lhe seja útil para conhecer esta planta e para que se entusiasme a plantar a Gipsofila Paniculata no seu jardim.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!