Quer decorar a sua casa e o seu jardim e não sabe como? Gosta de plantas com flores de cores vivas? Sim? Então a azálea vai interessar-lhe.
Hoje escrevemos sobre a azálea. Como deve saber (ou não), esta linda planta é uma das mais utilizadas em jardinagem e tudo se deve à beleza das suas flores.
Neste artigo, vamos mostrar todas as características da azálea, os cuidados de que necessita e as doenças e pragas que pode ter que enfrentar durante o seu desenvolvimento.
A azálea é uma planta de porte arbustivo que pertence à familia das Ericáceas. Na atualidade existe uma grande variedade de espécies de azálea, sendo muitas delas criações híbridas (flores mais grandes e cores mais vistosas).
De acordo com a variedade de azálea, a folhagem varia. Espécies como por exemplo a Tsutsuji, que se mantém verde durante todo o ano (folhagem perene) e outras como a Panthera que tem folhas caducas.
De crescimento lento, esta planta encontra-se muito ramificada. Pode alcançar de forma excecional o metro e meio de altura, sendo o normal um metro de altura.
As suas folhas são elípticas e no interior tem cotão.
Mas se há algo que caracteriza esta bela planta é as suas flores. Destacam-se pelas suas cores tão vivas. Podem ser brancas, cor-de-rosa, violeta e mesmo com padrões de várias tonalidades.
A azálea floresce no início da primavera.
Para conseguir que floresça durante todo o ano, recomenda-se cultivá-la em estufas. Para tal, há que ter muito em conta as necessidades da planta e os cuidados de que necessita. Num dos nossos posts de jardinagem já abordamos em profundidade o tema da manutenção da azálea.
Esta bela planta é considerada tanto espécie de interior como de exterior. Ainda que não é propriamente uma variedade de interior, quando se lhe proporcionam as condições adequadas, consegue-se uma grande floração.
A azálea também se pode cultivar como” bonsai”. Dado ter raízes pequenas e ramos firmes e lenhosos, aceita uma poda de formação.
Tal como mencionado anteriormente, a azálea é uma espécie de crescimento lento que floresce no início da primavera. Para manter as flores com o aspeto desejado e para que a planta se desenvolva corretamente, necessitará de certos cuidados.
Mas não se preocupe, a manutenção não é complexa.
As azáleas requerem cuidados frequentes, mas cada um deles é relativamente simples. Basta que tenhas em conta o seguinte e conseguirá que a sua planta cresça vigorosa e sã:
E é tudo sobre a manutenção da azálea. Como vê, não requer grandes cuidados. Se tiver em conta o que mencionamos previamente, conseguirá uma planta de belas flores.
Que problemas pode ter a azálea? Com o cuidado adequado, esta planta está (quase) livre de doenças e pragas. Mas apesar disso, pode sofrer o efeito de, por exemplo, uma má drenagem ou um sol demasiado forte.
Alguns dos problemas mais habituais são:
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!