Nova ficha de plantas para terminar o mês.
A nosso protagonista de hoje é o acer negundo, um tipo de acer originário da América do Norte e que se usa maioritariamente como planta ornamental. Também conhecido como bordo negundo, acer americano ou bordo de folha de freixo, seguramente que já o viu mais do que uma vez, em avenidas ou passeios, decorando ambientes urbanos.
O seu crescimento rápido e facilidade de adaptação tornam-no uma espécie ótima para muitos jardins.
Vamos conhecer um pouco mais sobre as características do acer negundo, como o cuidar, as suas necessidades e todos os usos que podemos dar-lhe.
É uma árvore caducifólia que costuma crescer entre 10 e 15 metros, ainda que alguns exemplares chegam aos 20 metros.
Como outros tipos de acer ou bordos tem folhas opostas. No entanto, as folhaa deste acer são caducas, têm entre 3 e 7 folíolos oblongos ou ovalados, com margens irregularmente dentadas e que se estreitam no ápice, passando do verde, no verão a um amarelo característico no outono. A sua aparência é similar à do freixo, por isso também se conhece como “acer de folha de freixo”.
Sobre as suas flores….
O acer negundo é uma espécie dioica, com flores unissexuais, esverdeadas, dispondo-se em pendente, surgem em março ou abril, antes do aparecimento da folha. Não têm pétalas. Na primavera, as flores dão uns frutos com muitas sementes que se dispõem em dissâmara (o fruto) provida de duas asas (formam um ângulo agudo) que facilitam a sua dispersão pelo vento.
Estas dissâmaras são muito chamativas, dado que permanecem na planta mesmo no inverno. Mas ao cair ao solo produzem muitos desperdícios, que temos que retirar se queremos um jardim bem cuidado.
Além disso, o Bordo Negundo é um sobrevivente.
Esta pequena árvore caracteriza-se pela sua resiliência, sobrevive e adapta-se facilmente ao meio em que se encontra.
Apesar de preferir climas temperados, pode aguentar períodos de seca e a exposição direta ao sol. Também é resistente ao frio e em ambientes húmidos pode mesmo converter-se em espécie invasora.
Portanto, já sabe, se decidir incluir um acer negundo no seu jardim, afaste-o de terrenos muito húmidos.
Como já viu, o acer negundo é uma árvore que se reproduz normalmente por sementes. No entanto, podemos cultivá-lo de formas diferentes:
Um dos principais cuidados de uma árvore é a poda.
No caso do acer negundo não é recomendável podar frequentemente. Os principais motivos são o aparecimento de fungos e insetos que apodrecem a planta.
Sempre que possa, leve a cabo podas suaves, dado que este tipo de acer perde muita seiva. A melhor época para realizar a poda é no final do inverno ou na primavera.
Se alguns ramos ficarem danificados, o melhor é eliminá-los realizando cortes limpos e sem dilaceração.
Principalmente o acer negundo é de uso ornamental, decorando jardins e zonas urbanas. Suporta muito bem ambientes adversos e a contaminação, por isso é frequente ser utilizado no alinhamento de passeios e avenidas.
A sua copa é frondosa e as folhas deste acer dão boa sombra, ainda que os seus frutos produzam muitos detritos.
Em zonas dos Estados Unidos da América, utiliza-se o bordo negundo para fazer xarope de acer, ainda que a sua qualidade é inferior ao produzido com outros tipos de acer.
Uma curiosidade: o acer negundo é o material das flautas de madeira mais antigas encontradas na América. Têm mais de 1500 anos – foram encontradas no que é hoje o estado do Arizona.
Interessante, não é?
Há múltiplas causas pelas quais uma planta pode sofrer problemas ao longo da sua vida. Muitos deles devem-se às próprias características da espécie e outros por uma má manutenção ou falta de cuidados. O melhor é prevenir sempre, para evitar danos.
Os principais contratempos que pode sofrer o acer negundo.
Ainda que se trate de uma árvore com muita resistência ao clima, a sua madeira é resinosa e os seus ramos partem-se e apodrecem com facilidade.
É sensível a períodos de seca e com muito sol ou vento as folhas do bordo secam e murcham, ainda que recupere rapidamente.
Recordemos os problemas que lhe causa a poda
Ao deixar a sua madeira exposta, o acer negundo é muito suscetível de ser afetado pela cochonilha e outros insetos como os pulgões e a lagarta.
Outro dos problemas derivados da poda são os fungos. É muito difícil erradicá-los, portanto, esteja sempre alerta a qualquer sinal de aparecimento para poder combatê-los imediatamente.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!