Como utilizar uma roçadora
Sabe quais são as razões para usar uma roçadora? Estas ferramentas versáteis e muito úteis para a manutenção de jardins e outros espaços verdes encarregam-se de eliminar as ervas daninhas ao nível do solo. Além disso, servem para aparar as zonas a que os corta-relvas não chegam, em concreto cantos e bordas.
Quando utilizar uma roçadora
A anterior definição já antecipa qual é a função destas máquinas. Fundamentalmente, são um complemento imprescindível dos corta-relvas, quer sejam manuais ou automáticos. O seu trabalho consiste em complementar o seu trabalho e, principalmente, em acabar com as ervas daninhas que desfiguram e danificam os espaços verdes.
Para os particulares que se ocupam do seu jardim, as roçadoras de mão com motor de arranque fácil, versáteis, de design ergonómico e leves são as adequadas. Se é o seu caso, a roçadora 129LK é uma opção muito recomendável.
Independentemente da extensão do seu jardim, deve usar estas máquinas para o manter impecável, com um acabamento homogéneo e eliminando tudo o que estiver a mais após passar o corta-relva.
Porque necessita de uma roçadora
O corta-relva não é suficiente para manter o seu jardim no melhor estado. As ervas daninhas devem ser erradicadas quanto antes, para evitar que se espalhem. Além disso, só com estas máquinas vai poder ter o perímetro e os bordos do seu jardim com um acabamento impecável.
Por outro lado, também lhe será muito útil para cuidar das árvores e dos ornamentos vegetais do seu espaço verde. Além disso, se dispõe de um terreno amplo em que surgem ervas daninhas descontroladas ou mais íngremes, é a ferramenta que necessita para combater este problema.
Consequentemente, tanto os jardineiros profissionais como os aficionados — qualquer proprietário doméstico — precisam de ter na sua caixa de ferramentas de jardinagem esta máquina.
Guia de uso de uma roçadora
Regra geral, as roçadoras cortam através de um fio de nylon e de lâminas que têm forma de disco. O seu trabalho simplifica enormemente o esforço necessário para realizar esta tarefa.
Por outro outro lado, na realidade, não é tão complicado saber como utilizar uma roçadora. O seu manuseamento é simples e bastante cómodo; de facto, qualquer pessoa pode chegar a utilizar estas ferramentas sem problemas. No entanto, é fundamental ter presentes as diversas categorias existentes, assim como algumas medidas de segurança durante o seu uso.
Tipos de roçadoras
Ao classificá-las, o critério mais adequado é que tipo de alimentação de motor possuem. Fundamentalmente, existem três opções:
- A gasolina. Carecem de cabos, pelo que favorecem a mobilidade. Podem ter motores de 2 ou 4 tempos e a sua potência é ampla. De facto, são as habituais para trabalhar em grandes extensões ou nas tarefas mais complicadas. Existem modelos tão potentes que são multifunções. Para uso profissional, por exemplo, a Husqvarna 543RBX é uma das recomendadas.
- Elétricas. São as mais económicas porque incluem uma limitação evidente: tem de a manter ligada à rede elétrica para funcionar. Portanto, implicam certas limitações.
- A bateria. são modelos leves e muito portáteis, os quais são alimentados por uma bateria que é necessário recarregar periodicamente. são ideais para trabalhar em jardins pequenos (e não tão pequenos), áreas residenciais e zonas urbanas, pois são mais silenciosas e não contaminam. Um exemplo interessante? A 520 iLX, disponível na nossa loja online.
A seguir, indicamos-lhe os melhores conselhos para as usar corretamente
Principais conselhos de uso de roçadoras
Tenha em conta que esta máquina pode alcançar as 3 mil revoluções por minuto ao girar. Necessita, sempre, de proteção para os olhos e a cara, assim como luvas resistentes e, também, calçado duro.
Ponha tampões ou proteção nos ouvidos, porque costumam fazer ruído. Além disso, independentemente da data em que a use, evita roupa solta e use sempre calças compridas.
Dedique uns minutos a verificar o terreno antes de passar a sua roçadora. Estes elementos podem saltar-lhe para a cara, assim como às pessoas ou vidros que estejam perto. Retire-os antes.
assim como o uso sob chuva
Calcule bem os trajetos e mantenha sempre afastado o cabo do cabeçote de corte. Com as de bateria e gasolina não tem este problema.
Enquanto estiver ligada, mantenha sempre a distância de segurança. Evita, sobretudo, manipular a máquina enquanto estiver ligada.
evite ligá-la quando estiver guardada dentro de casa. Caso contrário, podem acumular-se gases de escape no ambiente.
Quando estamos fatigados ou desconcentrados, os erros aumentam… e, com eles, o perigo.
Agora já tem muita mais informação, não é? Permita-nos dois conselhos finais para usar a sua roçadora. O primeiro: começe por zonas simples e pequenas, até familiarizar-se com a máquina. E, por último: visite a nossa secção de roçadoras e encontre o modelo que melhor se ajusta ao que necessita. Vai fazer uma compra perfeita e o seu jardim terá uma presença estupenda!
Acessórios Automower®