Tem que cortar o relvado? Evite estes erros - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Tem que cortar o relvado? Evite estes erros

Cortar o relvado é uma tarefa imprescindível para a manutenção de todos os jardins. Para muitas pessoas, a realização desta atividade proporciona-lhes um momento de relaxação. Outras, no entanto, aborrecem-se ou detestam-no mesmo. Em todo caso, este é um trabalho técnico que devemos realizar com critério, no momento e da forma adequada. Seja qual for o seu tipo, necessita de ter claro o que pauta aplicar para cortar bem o seu relvado.

Quando deve cortar o relvado?

Cortar corretamente o relvado é fundamental por múltiplos motivos:

  • Reforça e aumenta a resistência do sistema de enraizado.
  • Propicia um maior crescimento.
  • Melhora a tolerância aos tempos de seca.

Se se pergunta quando deve cortar o relvado, a principal resposta é que depende, sobretudo, destes fatores:

  • As condições climáticas.
  • A época do ano.
  • O tipo de relvado.

 

Portanto, afaste a ideia de que existem fórmulas ou referências mágicas genéricas. Há que tomar as decisões idóneas em função de cada situação.

Quanto ao melhor momento para o fazer, evite as horas muito cedo, devido ao orvalho – é o critério. Geralmente, entre as 8 e as 10 e as 18 e as 20  horas são as melhores opções.

 

Alguns dados indicativos

Como referências iniciais, pode considerar estas questões de temporada

  • No verão deve cortá-lo com maior frequência. Aproximadamente, uma vez por semana.
  • Na primavera e no outono, basta cortar duas ou três vezes ao mês.
  • No inverno, não costuma ser preciso fazê-lo.


Outra pergunta habitual é a que altura se deve manter o relvado. Não respeitar as medidas idóneas é um dos erros de cortar o relvado mais frequentes.

Por isso, tem sempre que se informar muito bem sobre as características da variedade que tem plantada. Fixe estas medidas ótimas:

  • Gramão. Entre 6 e 7,5 cm.
  • Cynodon Dactylon ou Grama-Bermuda. Entre 4 e 4,5 cm.
  • Festuca alta. 7,5 cm.

 

Mas atenção, uma coisa é a medida ideal e outra é a que altura deve  cortá-lo. Neste sentido, considere que um relvado elevado vai dificultar o seu desenvolvimento. Pensa, por exemplo, que irá gerar sombra sobre si mesmo e impedirá o seu desenvolvimento.

O critério geral estabelece que nunca deve cortar mais do que um terço da folha total. Assim, recomendamos aplicar a regra de 1/3. Ou seja, partir da altura ideal e ir cortando quando a supera num terço. Por exemplo, se deve medir 6 cm, tem que cortá-lo ao alcançar os 8 cm.

 

Ninguém nasce ensinado e cometer erros para cortar o relvado é algo completamente normal. Para o ajudar a preveni-los, selecionamos alguns dos mais frequentes e fáceis de evitar. Tome nota!
Que erros deve evitar ao cortar o relvado em sua casa?

Consulte os profissionais e procure informação prática específica sobre as suas circunstâncias. Se trata de acertar através do sistema teste e erro, acaba por arruinar o seu jardim.

 

Por este motivo, convém recorrer a especialistas e informar-se corretamente o quanto antes. Estude a variedade de relvado que tem, que fatores climatéricos e que o afetam e qualquer outro aspeto que possa influir.

 

Chegado o caso, merece a pena aprender com os melhores. A longo prazo, irá poupar dinheiro se investir nessa formação inicial até que tenha bons conhecimentos.

Tenha cuidado com o excesso de zelo. A motivação e o entusiasmo iniciais podem levar a cortar o relvado mais do que o necessário. Recorde-se de aplicar a regra de 1/3 e variar a frequência consoante a época do ano. Considere sempre, além disso, que variedade tem plantada e quais são os seus requisitos.

Esta é a situação contrária à anterior. Não se esqueça que a relva demasiado longa diminui a sua capacidade de sobrevivência.

Nunca é boa ideia fazê-lo deste modo. Se acaba de cair uma grande tromba de água, se está recém-regado ou mesmo quando há muito orvalho, é melhor esperar outro momento.

 

Entre as consequências negativas principais, destacam-se estas duas:

 

  • O relvado fica compactado, a máquina fica obstruída e o resultado não é de todo o ideal.
  • A compactação dos restos do corte pode derivar, junto com outros fatores, no aparecimento de uma doença fúngica.

Vai precisar sempre de comprar um corta-relva de qualidade. Só com o equipamento apropriado o seu trabalho será preciso, adequado e mais ágil. Assegure-se também de ter as lâminas do seu corta-relva bem afiadas, em perfeito estado, antes de começar a utilizar a máquina de cortar a relva. Nesse sentido, recorde-se que na Husqvarna colocamos ao seu alcance as melhores máquinas e ferramentas para o tratamento do seu jardim: de corta-relvas a gasolina, passando por corta-relvas a bateria, corta-relvas manuais e robôs corta-relva, que fazem o trabalho por si.

Tenha a tecnologia que precisa para cortar o relvado como um autêntico profissional! Com ela, e aplicando estas pautas e recomendações, o seu jardim ficará fantástico.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem relva e relvado

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.