Dicas para otimizar a duração da bateria nas suas ferramentas de jardinagem
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Dicas para otimizar a duração da bateria nas suas ferramentas de jardinagem

As ferramentas de jardinagem a bateria são a nova tendência entre aficionados e profissionais que procuram maquinaria eficiente e que reduza o seu impacto ambiental no cuidado dos jardins. As ferramentas a bateria evitam ter que usar e armazenar gasolina e óleos em casa e também, as emissões de gases contaminantes, entre outras muitas vantagens. Para decidir-se pelo uso de ferramentas a bateria é necessário saber como funcionam as baterias Husqvarna, quanto duram e como mantê-las no estado ideal.

Neste artigo vamos a dar-lhe conselhos para otimizar a autonomia das baterias das suas ferramentas e prolongar a sua vida útil.

Os sistemas a bateria da Husqvarna

A Husqvarna tem 3 sistemas de bateria, em função da sua gama de produtos. As baterias de lítio da gama Aspire 18V são compatíveis com as máquinas de casa e jardim de outras 10 marcas, pertencentes à Aliança Power For All.

As ferramentas Husqvarna mais potentes utilizam o sistema de baterias de iões de lítio 36V. O sistema BLi é apto para a maquinaria de uso doméstico e o BLi-X, para as ferramentas de uso profissional e ambos são compatíveis com todas as máquinas da mesma gama.

A Husqvarna é líder no desenvolvimento de baterias e na adaptação desta tecnologia às ferramentas de jardinagem. Por isso, as nossas baterias estão otimizadas e testadas para garantir que cumprem 3 características: alto desempenho constante, longa vida útil e carregamento rápido.

 

Quanto duram as baterias da Husqvarna?

De que falamos quando falamos da duração das baterias? Por um lado, está a vida útil da bateria, desde que a compra até que tiver de a substituir. Por outro lado, está a autonomia; ou seja, o tempo que dura a carga até que se esgotar.

Os sistemas a bateria da Husqvarna foram concebidos e fabricados para oferecer uma longa vida útil e uma autonomia ótima, adaptada às necessidades de cada tipo de utilizador. Só deve conhecer a informação necessária e ter em conta alguns cuidados básicos para que as suas baterias funcionem corretamente e otimizar a sua autonomia e a sua vida útil.

A Husqvarna tem o seu próprio ‘software’ de gestão da carga das baterias, que otimiza o seu desempenho, de forma que as nossas ferramentas a bateria têm uma potência constante, sem desperdícios, até que a bateria se esgota. Este sistema permite, além disso, que a bateria possa permanecer ligada ao carregador sem sofrer danos ou ficar viciada.

A autonomia das baterias Husqvarna depende de diversos fatores.
Autonomia da bateria nas suas ferramentas de jardinagem

A autonomia de uma bateria Husqvarna depende fundamentalmente das características da própria bateria, se é de 2,5 amperes/hora (Ah), de 4 ou mais. A Husqvarna tem baterias de até 9 Ah de capacidade.

A bateria será mais ou menos duradoura em função da ferramenta em que a utilizar. As ferramentas mais potentes, como uma roçadora ou um soprador, consomem mais bateria que outras ferramentas, como os corta-sebes. Por isso, é melhor comprar uma bateria adaptada à autonomia que necessite em função do consumo das suas ferramentas. Pode consultar aqui a autonomia de cada uma das nossas ferramentas e das nossas baterias.

Os sistemas a bateria Husqvarna estão otimizadas para oferecer o melhor resultado e necessitam de poucos cuidados. Só é necessário ter em conta recomendações simples para funcionarem corretamente e poder garantir a sua autonomia durante toda a sua vida útil.

As ferramentas a bateria Husqvarna foram concebidas para oferecer-lhe o máximo desempenho e a máxima eficiência, em função das suas necessidades. Descubra como pode reduzir o consumo da sua bateria.
Conselhos para prolongar a autonomia da bateria

As ferramentas a bateria da Husqvarna estão equipadas com o modo SavE™, que poupa energia e prolonga a autonomia da sua bateria. Como e para que o usar? O modo SavE™ reduz as revoluções do motor nessas tarefas nas que não necessita da máxima potência. Não é o mesmo podar um ramo grosso que desramar uma árvore de tamanho médio, ainda que em ambos os casos possa usar uma motosserra de poda.

Além de reduzir o consumo da sua bateria, o modo SavE™ também reduz o nível de ruído e vibrações da sua máquina, assim que tanto como os seus familiares e vizinhos irão agradecer por o usar. Poderá ativar e desativar este modo SavE™ sempre que necessite pulsando apenas um botão.

As baterias são sensíveis às temperaturas extremas e podem descarregar-se definitivamente se o termómetro baixa de 10 graus ou sobe acima dos 70 graus. Se antes de acoplá-la na sua ferramenta, tenha estado armazenada em algum lugar muito mais frio ou quente que a temperatura a que vai trabalhar, compense a sua temperatura ou espere para que a temperatura estabilize.

Vida útil das baterias nas ferramentas de jardinagem e como otimizá-la

As baterias de iões de lítio da Husqvarna têm uma vida útil de 600 ciclos completos nos modelos de uso doméstico (BLi) e de 1500 nas ferramentas profissionais (BLiX). Um ciclo completo é cada vez que a bateria carrega a 100% e descarrega por completo. Os nossos “kits” de ferramentas a bateria incluem a bateria e carregador que necessita para trabalhar a pleno desempenho com a carga adequada.

Como deve ter concluído, a autonomia e a vida útil das baterias das suas ferramentas de jardinagem estão relacionadas. Por isso, é importante escolher a sua bateria ou o seu conjunto de baterias em função da autonomia que necessita e do consumo que tenham as ferramentas com a que trabalha de forma habitual. Como? Calculando quanto tempo dedica aos seus trabalhos de jardinagem diário.

Se tem que repor a sua bateria, escolha sempre o modelo recomendado em função da autonomia que necessita. Assim, terá sempre disponível a sua ferramenta quando necessitar.

As baterias Husqvarna têm uma longa vida útil, mesmo ainda que não as use, mas para garantir o seu funcionamento e que não se descarrega para sempre deve ter em conta alguns cuidados antes de a guardar até à temporada seguinte:
Cuide da sua bateria e aumente a sua vida útil: dicas para armazenagem segura.

Se teve um uso muito intensivo e a bateria o necessita, limpe-a e seque-a com um pano limpo antes de a guardar.

Ocasionalmente, as nossas baterias caem ou sofrem golpes acidentais que danificam o seu chassi, a sua estrutura ou os conetores de carga. Verifique o seu estado antes de as guardar e contacte o seu revendedor local se observar algum defeito – são peças que podem ser reparadas.

A vida útil das baterias armazenadas é de um mínimo de 18 meses, mas se a sua carga é muito alta ou muito baixa, pode sofrer danos. Pelo que o ideal é que quando as for guardar, carregue as suas baterias a 50% e se não as voltar a usar em 18 meses, verifique a sua carga ocasionalmente para as recarregar de novo a 50%. Como saber se a bateria está a 50%? Quando durante o período de carga, o terceiro “led” verde do indicador começar a piscar.

As caixas especiais para guardar as suas baterias da Husqvarna possuem os protetores necessários para transportar e guardar as baterias nas melhores condições, evitando danos e que as condições climatéricas as afetem. Utilizá-las é da máxima importância!

As baterias descarregam total e irreversivelmente abaixo dos 10 °C e acima dos 70 °C, pelo que se armazena as suas baterias e ferramentas numa garagem ou barracão isolado, frio e talvez com problemas de humidade, é altura de dar-lhe uma volta. Arranje um espaço para as suas baterias numa divisão da casa que se mantenha a uma temperatura estável e assegurará uma maior vida útil para todas as baterias.

¡Partilhe este artigo!

Geral Máquinas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.