Arboricultura: o que é, para que serve e que ferramentas se usam
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Arboricultura: o que é, para que serve e que ferramentas se usam

A arboricultura centra-se em cuidar dos arbustos, das árvores e outras plantas de forma individualizada. Quer conhecer como se concretizam os trabalhos dos arboristas? Continue a ler e descubra todos os segredos deste ofício fascinante.

Que é a arboricultura

Trata-se de uma ciência centrada no tratamento de qualquer problema que afete uma árvore, um arbusto ou uma planta. O seu trabalho desenvolve-se, sobretudo, na proteção e na manutenção destas espécies vegetais em ambientes urbanos, privados, monumentais e protegidos.

A sua área de atuação, portanto, é alheia ao âmbito florestal, em que se aplica uma ciência irmã: a silvicultura. Seja como for, o seu principal objetivo é otimizar a saúde e a segurança destes vegetais um a um.

 

Para que serve a arboricultura

Esta ciência dedica-se a salvaguardar a integridade física dos diversos exemplares. Em concreto, leva a cabo tarefas específicas de enorme importância:

  • Poda em altura. Trepar árvores é uma tarefa habitual para os arboristas. Neste sentido, eliminar os ramos que existam a mais e tratá-los diretamente costuma ser muito importante.
  • Revisão de espécies vegetais. Todo o arborizado e as plantas atribuídas são verificadas periodicamente para garantir a sua saúde. Mediante a avaliação visual e graças ao uso de equipamentos para arboristas, antecipam-se os possíveis problemas e permite tratá-los com a devida antecipação.
  • Abate controlado. Quando é necessário cortar uma árvore ou um arbusto, o processo costuma ser complexo. Por este motivo, estes profissionais fazem este trabalho com estritas medidas de segurança e máxima eficiência. O abate de árvores perigosas e difíceis é um dos encargos mais habituais para eles.
  • Destocar raízes e troncos. Consiste em eliminar por completo qualquer vestígio existente de uma árvore mais antiga. É um processo imprescindível para poder plantar outra nova nesse espaço.
  • Reflorestação e plantio. Estes especialistas concebem e executam estas tarefas em todo tipo de terrenos.
  • Transplante de exemplares. É outra tarefa especializada que os arboristas são capazes de realizar. Sem dúvida, é um trabalho muito complexo e minucioso.
  • Instalação de ‘âncoras’. Por vezes, a sustentação artificial é imprescindível para a segurança do exemplar vegetal ou das pessoas e animais que o circundam. Estas “âncoras” artificiais fornecem equilíbrio e consistência às possíveis falhas detetadas na árvore.
  • Descompactação de raízes. Trata-se de uma cuidadosa tarefa que se aplica aos solos em que se localizam os vegetais. Neste caso, realizam-se pequenos sulcos para sanear o terreno e eliminar as raízes prejudiciais.
  • Consultoria e análise. Adicionalmente, estes especialistas elaboram relatórios e avaliações relacionadas com a sua atividade. Por exemplo, estudos técnicos sobre áreas arborizadas, avaliações de risco em ambientes urbanos e revisões biológicas da árvore.
  • Marcações com GPS.

 

Como trabalha um arborista

A minuciosidade, o critério, a experiência e contar com os equipamentos adequados são a chave para obter o êxito nesta profissão.

Após obter um certificado oficial ou a formação específica apropriada, estes especialistas passam à ação dia após dia. Com frequência, passam o seu tempo entre as árvores ou encima delas. A escalada realiza-se de diferentes formas, sendo que a corda é a opção menos invasiva.

Além disso, empregam múltiplos recursos para se segurarem, tanto o próprio como das diversas partes da árvore. A seguir, referimos o material mais usado pelos arboristas.

Equipamento para arboristas

As correias de segurar motosserras são elásticas e servem para incrementar a segurança do trabalhador.

Os mosquetões unem-se aos cintos de trabalho, às correias, às motosserras e outras ferramentas eletrónicas.

Os cinturões portaferramentas permitem ter à mão as diversas ferramentas a serem usadas, assim como ligar recursos de proteção individual, como as correias e os mosquetões.

Utilizam-se para cortar os ramos de forma ágil e segura. Tenha em conta que, geralmente, estes especialistas usam as motosserras para cuidar de árvores.

Servem para fazer cortes mais precisos, sobretudo em ramos pequenos e folhas.

É um dos utensílios mais habituais no equipamento de arboristas. As cordas costumam ser usadas para trepar às árvores.

Os cubos para corda de arremesso utilizam-se para a guardar e evitar que fique enredada. São dobráveis e muito fáceis de montar ou deslocar.

Os pesos de arremesso são recursos de ajuste e fixação que se juntam às cordas para subir a grandes alturas.

 

Podiamos continuar a enumerar instrumentos, ferramentas e utensílios que formam parte deste tipo de trabalhos. Sem dúvida, é uma atividad estimulante, muito satisfatória e, além do mais, com uma grande importância social e natural.

Se se dedica à arboricultura de forma profissional ou mesmo se o faz como aficionado, necessita contar com o melhor equipamento para arborista. Na nossa loja online da Husqvarna dispomos de tudo o que necessita para realizar as tarefas mais difíceis com a maior segurança. Levamos mais de 300 anos a proporcionar desempenho, segurança, durabilidade e a melhor tecnologia.

Equipamento necessário para realizar tarefas de arboricultura e trepar a árvores.

ver mais Equipamento para Arboricultura

¡Partilhe este artigo!

Natureza Profissional

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.