Nestes dias cinzentos de inverno, uma boa forma de encontrar alegria é nos jardins repletos de plantas coloridas. Ao contrário do que possa pensar por estar nesta época do ano, existem plantas de temporada cheias de cor e de flores.
É o caso da prímula.
Prímula ou primavera, a prímula é uma das espécies ideais para ser cultivada com o objetivo de formar maciços ou trepadeiras, em vasos para flores. Além disso, pode considerar-se uma planta de interior ou de exterior.
Serve para tudo!
Se pretende encher de vida e de cor os espaços mais aborrecidos, a Husqvarna recomenda que continue a ler, de forma a submergir-se no mundo da prímula.
A prímula, também conhecida como primavera, é um género de plantas da família das Primulaceae. Destaca-se por ter folhagem, ser de crescimento lento e pelas suas flores de cinco pétalas muito bonitas e de aroma agradável.
Atualmente, há prímulas vermelhas, cor-de-rosa, amarelas, brancas, etc. Dependendo da espécie, (o género abarca mais de 500), a tonalidade pode variar.
As espécies mais comuns e comercializadas são a Primula
obconica e a Primula acaulis. Mas em que é que se diferenciam estas duas variedades?
As plantas que pertencem a este género tão colorido têm uma folhagem muito abundante. Como mencionado anteriormente, as suas folhas são perenes ou, dito de outro modo, mantêm-se verdes durante todo o ano, mesmo na época de seca.
Se quer que o seu jardim seja não só colorido, mas também verde, seja em que temporada for, a prímula pode ser a opção mais adequada.
A folhagem, além de perene, é rugosa e de cor verde amarelada.
Quanto às flores…
Desprendem um aroma suave, possuem cinco pétalas e podem ser de diversos tamanhos. Desenvolvem-se no final do inverno, daí que se considere uma planta de temporada (e que se denomine primavera).
As prímulas nascem a partir de sementes e têm um porte para o pequeno (no geral não superam os 40 centímetros).
Como deve saber, antes de cultivar uma planta, quer seja no jardim ou num vaso no interior, deve-se saber quais são as suas necessidades e que cuidados vai requerer durante o seu desenvolvimento. Conhecer isto é determinante para o crescimento correto da espécie.
A prímula não é diferente.
De seguida, vamos mostrar-lhe quais são os aspetos que deve ter em conta ao plantá-la.
Como vê, a prímula é uma planta muito simples de cultivar, basta ter em conta uns par de fatores para conseguir um bom desenvolvimento da espécie.
Esperamos que este artigo lhe sirva de inspiração ao decorar o seu jardim.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!