Uma das árvores mais populares nas regiões mediterrânicas é a oliveira. Neste post vamos falar de uma das variedades desta árvore tão comum: o zambujeiro.
O zambujeiro é uma planta silvestre que costuma ter porte arbustivo. Destaca-se pela sua rusticidade e resistência, daí que seja considerada a “oliveira selvagem”.
Neste artigo explicaremos o que é o zambujeiro, quais são as suas características mais importantes e as diferenças que tem face à oliveira, quais são os seus usos e algumas particularidades do seu cultivo.
O zambujeiro é uma oliveira, uma variedade silvestre desta árvore, que cresceu na natureza sem nenhum controlo humano. É uma espécie selvagem que não tem sido cultivada para nenhum fim concreto.
Na atualidade, esta oliveira silvestre forma parte da nossa paisagem, sobretudo nas regiões mediterrânicas. É habitual encontrá-lo ao abrigo de azinheiras, alfarrobeiras ou sobreiros.
Tal como mencionado anteriormente, o zambujeiro é uma oliveira, uma oliveira que cresceu na natureza sem qualquer controlo.
Selvagem, mas uma oliveira, ao fim e ao cabo.
É habitual confundi-lo com a “Oliveira comum” pois tem características similares. No entanto, têm frutos, folhas e portes diferentes.
O zambujeiro é uma espécie de crescimento lento com porte arbustivo. Tem ramos intrincados e um tronco pouco definido.
Pode chegar a alcançar vários metros de altura se se desenvolver longe de animais (serve de alimento para o gado). Na atualidade, foi popularizado o seu uso como bonsai, mas disto falaremos mais à frente.
Como são as suas folhas?
Uma das partes mais características do zambujeiro são as suas folhas. Ao contrário das da oliveira, estas são pequenas e delgadas, de cor verde muito escura. Mantêm-se no arbusto durante todo o amo, mesmo na época de seca (são perenes, portanto).
As flores carecem de qualquer interesse, pois são pequenas, crescem em cachos axilares e têm uma tonalidade verde-amarelada.
Os frutos…
Os frutos do zambujeiro, como os da oliveira, são conhecidos como azeitonas. São de menor tamanho, pouco carnosas e não têm tanto óleo como as variedades que são cultivadas (de maior tamanho).
O zambujeiro frutifica no verão.
O zambujeiro tem diversos usos, sendo os mais destacados são os seguintes:
O zambujeiro é um arbusto resistente e rústico que requer muita pouca manutenção. É uma espécie que cresce na natureza sem nenhuma ajuda, não necessita de cuidados mais além dos cuidados básicos.
O que deve saber a respeito do seu cultivo é o seguinte:
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!