Tem um jardim sem interesse? Quer dar-lhe um toque de cor ao seu lar? Quer trazer o cheiro da primavera ao interior da sua casa? Se a resposta é sim, a planta a escolher é o jacinto.
Neste novo artigo do blogue oficial da Husqvarna vamos pormenorizar tudo o que deve saber sobre este tipo de planta bolbosa que pode plantar tanto em interior e exterior.
O que caracteriza a este tipo de planta é que a sua floração é constante, independentemente da estação do ano.
Neste artigo vamos falar sobre as características mais importantes desta flor, como a deve cuidar e as condições ideais para o seu cultivo. Além disso, ficará a conhecer os problemas que pode enfrentar durante o seu desenvolvimento.
Vamos lá!
Os jacintos são plantas bolbosas de folhagem perene. Ser bolboso significa que se desenvolvem a partir de bolbos, ou seja, órgãos subterrâneos que funcionam como reservas de nutrientes.
Originários de zonas do Mediterrâneo oriental (Balcãs e Ásia menor), estas plantas podem-se cultivar tanto no interior de casa como em diretamente no jardim. São versáteis e belos!
Os jacintos podem desenvolver-se até os 25 cm de altura.
As suas folhas, tal como mencionado anteriormente, são perenes (sempre verdes). Além disso, são basais, carnosas, retas e encontram-se numa roseta. São de cor verde e podem chegar a ser mais altas que a própria planta (35 cm).
Quanto às flores…
As verdadeiras protagonistas dos jacintos são as flores. As suas inflorescências aparecem na primavera, têm forma de espiga e estão formadas por flores com 6 pétalas, de várias tonalidades diferentes (brancas, rosa, azul, lilás, etc).
Desprendem um perfume agradável.
Se lhe proporcionam condições propícias de cultivo, a maioria dos jacintos poda florescer durante todo o ano, independentemente da estação ou da época.
Tal como referido anteriormente, os jacintos são plantas que se podem cultivar tanto no exterior (diretamente no jardim) como no interior de casa.
Dependendo da localização que escolher, o cultivo varia. De seguida vamos explicar-lhe, passo a passo, como se plantam
jacintos.
CULTIVO NO JARDIM |
1. Escolha um bolbo que veja que tem bom aspeto. Quanto melhor aparência tiver, mais nutrientes terá no seu interior. |
2. Após escolhido, faça uns buracos de 10 a 12 cm de profundidade no terreno e coloque cada um dos bolbos a uma distância uns dos outros de aproximadamente 10 cm. Ao plantar os bolbos, deixe que os ápices (a parte superior) fique na superfície. |
3. Tape o buraco com uma mistura que contenha terra e adubo e compacte o terreno com as mãos. Trate de não deixar nenhuma bolsa de ar na terra e evite aprisionar demasiado, pois, as raízes devem ter liberdade para crescer. |
4. Regue ligeiramente a zona . |
CULTIVO EM VASO |
1. Para cultivar jacintos em vaso, deve-os plantar num leito de terra de 3 ou 4 cm. |
2. Coloque os bolbos muito juntos entre si, pois, obterá um efeito mais compacto e mais colorido quando a planta florescer. Depois, cubra os buracos deixando a parte superior do bolbo (ápice) ao ar. |
3. De seguida, coloque o vaso num lugar fresco, relativamente húmido e escuro. |
4. Quando as folhas começarem a crescer, move a vaso para um lugar luminoso (com pelo menos 5 horas de luz por dia) e fresco. A localização ideal é perto de uma janela, mas não deixe que a luz lhe chegue de forma direta, dado que não a tolera. |
5. Passados uns dias, poderá colocá-los na zona definitiva onde pretende localizá-los. |
E… quando se devem plantar os jacintos? A melhor época de cultivo é o outono.
Muitas vezes esquecemo-nos de que a localização é um dos fatores mais importantes ao cultivar uma planta. Um mau lugar de plantação é nefasto para os jacintos.
Dito isto, a zona de cultivo ideal para esta vegetação é uma área fresca e a semi sombra. Não tolera os excessos de luz, pelo que tenha isto em conta ao plantar.
No caso do adubo, este será diferente dependendo da localização em que se encontrem os seus jacintos, ou seja, interior ou exterior.
Quando as plantas estiverem num vaso interior, o melhor é usar um adubo líquido diluído na água da rega ou um adubo granulado. Use o que usar, deve ser específico para espécies bolbosas.
Fertilize com este adubo a cada 10 dias durante os primeiros 4 meses de crescimento.
Pelo contrário, se os seus jacintos estão no jardim, recomendamos-lhe aplicar um adubo natural, como, por exemplo, composto orgânico.
Os jacintos não toleram os excessos de água pelo que é melhor regar a menos que a mais. Regue apenas quando for necessário, ou seja, quando observar que a terra está seca.
Geralmente, duas vezes por semana será suficiente. No verão, aumente as regas, mas atenção, só se o substrato estiver seco.
É muito importante que cumpra de forma estrita com as regas, pois, um excesso pode ser muito prejudicial para a planta. Pode morrer!
Os jacintos do jardim podem-se podar após o final da floração. Este processo estimulará a floração do ano seguinte.
Pode retirar as partes que veja em mau estado, como, por exemplo, folhas secas ou flores murchas.
Um mau cultivo pode supor o aparecimento de doenças, como, por exemplo, os fungos. Além disso, os jacintos também podem ver-se atacados por diversas pragas.
Assim termina o nosso artigo. Esperamos que lhe seja útil a responder às dúvidas que pudesse ter a respeito dos jacintos e que lhe tenha servido de inspiração.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!