Um dos inibidores mais comuns de uma relva espessa e exuberante é a sombra. A sombra é uma realidade para muitas paisagens já maduras, onde os arbustos crescem e as copas das árvores estabelecidas há muito tempo arqueiam-se sobre áreas extensas do relvado. O truque é abrir esses “biombos” o máximo possível e garantir que as práticas de irrigação e corte não pioram a situação.
A drenagem é outra questão fundamental para qualquer relvado. A composição do solo controla a drenagem até certo ponto, mas a topografia do relvado também influencia a rapidez com que a água passa pelo relvado e onde, por que e como é recolhida. Garantir uma drenagem adequada pode envolver soluções desde o simples, como melhorar lentamente o solo através de cobertura superficial (mulching), até o complexo, como instalar um dreno «francês». A solução que escolhermos será guiada por quão sérios e extensos são os nossos problemas de drenagem.
A drenagem pode envolver a alteração do solo e da paisagem, mas a drenagem também pode ser necessária para os diferentes usos do relvado. Por exemplo, se estiver a adicionar um parque de brincadeiras para crianças ou uma área para prática desportiva, pode ser necessário drenar essa área em particular de maneira diferente do resto do relvado.
Por fim, a localização do local e as suas características específicas podem levar-nos a fazer melhorias estéticas. Por exemplo, a instalação de bordos entre o extremo do relvado e a linha de um canteiro de flores ou arbustos proporcionará uma aparência ‘nítida’ ao relvado, mas também pode ser necessário impedir que espécies agressivas, como heras ou outras plantas rasteiras, invadam o relvado. O ponto é que, respondendo proativamente aos desafios do seu local, pode resolver muitos problemas antes que eles começam. É mais uma maneira de garantir um relvado saudável e sem problemas.
Sombra é algo difícil de planear. As árvores que eram relativamente jovens quando o seu relvado foi plantado, crescem e tornam-se grandes bloqueadores de luz solar. Ou pode ter feito o seu plano de cuidados com o relvado no inverno, quando as árvores ao redor do quintal estavam sem folhas, sem perceber que na primavera criariam densas áreas escuras inóspitas para o crescimento da relva.
Áreas de sombra profunda ou persistente exigem uma mudança nas táticas de cuidado do relvado. O desafio é mudar a maneira como cuida de uma pequena área de relvado, enquanto mantém a manutenção adequada para o restante jardim. Isso pode ser pouco prático, mas se pretender manter a relva saudável numa área sombreada, precisa de fazer ajustes.
O primeiro é como alimenta partes com sombra do relvado.
Pode saltar toda a fertilização durante a temporada intermédia nas áreas de sombra, porque essa ‘alimentação’ desvia os recursos da relva já sob stress, das raízes para o crescimento superior.
As folhas de relva nas áreas de sombra já está cheio de humidade; portanto, adicionar folhas mais densas significa atrair insetos e doenças que preferem ambientes húmidos.
É melhor que as áreas sombreadas da relva sejam fertilizadas na primavera e no outono, quando as árvores de folha caduca não têm folhas.
Ao hibernzar uma área sombreada, use um fertilizante com bastante potássio para fortalecer a relva contra o stresse da sua localização.
A rega também é importante. As áreas sombreadas precisam de menos água do que outras áreas do relvado, e permitir condições consistentemente húmidas numa parte sombria do relvado significa vir a ter problemas de insetos e doenças. Verifique se as áreas sombreadas secam regularmente antes de regar.
Sobressemeie a área problemática com espécies e variantes tolerantes à sombra. Esta é uma forma simples de evitar problemas ao longo do tempo.
Também pode abordar o problema do outro lado da equação, aumentando a luz do sol na área. Isso geralmente envolve podar arbustos e árvores que mantêm o relvado na sombra. Em alguns casos, onde uma parte significativa do relvado sofreu sob a sombra de uma árvore grande, convém removê-la se o seu objetivo é ter um relvado saudável e vibrante. Encontra instruções para realizar a poda de árvores num artigo já publicado no blogue da Husqvarna.
Às vezes, para a saúde do relvado, pode optar por abater uma árvore que simplesmente cresceu demais e bloqueia muita luz. É muito importante que siga todas as precauções de segurança; derrubar uma árvore não é um trabalho simples. Se não tem certeza acerca da sua habilidade com a motosserra e o processo de abater uma árvore, contrate uma empresa profissional de corte de árvores ou um arborista para remover a árvore. Deve procurar a ajuda de um profissional se a árvore estiver perto de casas, ou se estiver doente. O primeiro passo para abater uma árvore de sombra é determinar onde queremos que ela caia. Por segurança, deve também decidir sobre dois caminhos de “emergência”, que permitirão evitar a árvore caso ela caia na direção errada.
Garanta que a árvore cai onde pretende, fazendo uma série de cortes no tronco. O primeiro é chamado de “entalhe” e é feito cortando uma secção em forma de triângulo no lado da árvore, de frente para o caminho em que deseja que ela caia. Um corte de abate é feito no lado oposto, formando uma dobradiça larga que guia a queda da árvore.
Siga sempre as instruções de segurança da Husqvarna ao operar qualquer das nossas motosserras.
A lesão mais comum é causada por um recuo, que é um movimento repentino no qual a serra inesperadamente salta para cima e para trás. O recuo é causado pelo nariz da barra guia ao fazer contacto com a árvore. Evite-o evitando o contacto com o nariz da barra guia e usando as duas mãos nas pegas ao fazer um corte.
Não perca as nossas novidades e promoções!
Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!